O Google está constantemente tentando fazer com que o YouTube seja a plataforma de vídeos preferida dos usuários. Para isso, a gigante da tecnologia está tomando novas decisões; contudo, o efeito pode ser contrário! O grupo está fazendo com que os consumidores não queiram mais utilizar o site com tanta frequência. A última medida tomada pelo Google envolve uma extensão muito utilizada pelos internautas que fogem dos anúncios: o AdBlocker.
Leia mais: Sem interferência: saiba desativar a recomendação de vídeos no YouTube
YouTube irrita alguns usuários
Agora, ao parar para assistir um vídeo, o YouTube insere automaticamente um banner na frente da produção, alertando sobre o uso de um bloqueador de anúncios. Infelizmente, não é possível fechar esse banner, o que tem gerado uma grande revolta nos usuários. Dessa forma, é preciso ficar encarando o anúncio por 30 ou 60 segundos.
Além disso, a medida tem o intuito também de aumentar os lucros e expandir o apelo do YouTube. A plataforma tem otimizado a sua mídia de publicidade, iniciando assim uma briga sem fim com os bloqueadores de anúncio, que impedem que as propagandas sejam reproduzidas para os usuários.
Medida tem se tornado cada vez mais agressiva
Os banners liberados pelo YouTube estão se tornando cada vez mais agressivos, segundo os relatos de algumas pessoas. Entre as medidas para não ser possível ignorá-los, um temporizador de até um minuto é inserido com o banner; porém, a medida da empresa ainda não atingiu todos os usuários da plataforma.
Desse modo, chegamos à conclusão que o Google está somente testando os avisos em alguns mercados e direcionando-os a um público limitado; contudo, o intuito é fazer com que esses avisos sejam anunciados para mais usuários, fazendo assim com que a medida se torne ainda mais intrusiva com o tempo.
O principal ponto por trás quantidade de anúncios exibidos é a venda das assinaturas do YouTube Premium. Com ele, os usuários da plataforma se livram das propagandas e assistem os vídeos sem interrupção. A empresa parece cada vez mais motivada a acabar com o uso dos bloqueadores e conseguir mais assinantes para a sua plataforma.