O inverno brasileiro continua quente na penúltima semana de agosto. Nos próximos dias, os termômetros marcam temperaturas acima de 30°C na região Sul e ficam próximos dos 40°C em parte dos estados da região Sudeste.
Leia mais: A melhor capital: paraíso nordestino ganha mais de 100 mil novos habitantes
No Centro-Oeste, é comum registrar calor acima de 35°C em agosto e setembro, mas a diferença neste ano é sua abrangência e intensidade, já que ele atinge todas as partes do país.
Previsão do tempo
O ar quente fica concentrado sobre o centro-norte do Brasil nesta segunda-feira (21), enquanto boa parte do Sul e do leste do Sudeste mantêm temperaturas mais amenas. As máximas chegam até 28 e 33°C no interior de São Paulo, de Minas Gerais e no norte do Paraná, enquanto em Mato Grosso, no sul do Pará e no interior do Nordeste elas ficam em torno de 38 e 39°C.
A partir de amanhã (22), o ar mais quente desce até o Rio Grande do Sul em razão da atuação de uma frente fria que avança pelo centro-leste gaúcho, aumentando o risco de tempestades. O estado pode registrar temperaturas de até 30°C durante a manhã, antes da chuva.
A partir do início da tarde, os termômetros marcam entre 27 e 30°C no oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e centro-leste de São Paulo. Por volta das 12h, o centro do país pode marcar até 39°C de máxima.
No meio da parte, quando a temperatura costuma alcançar seu pico, o leste de São Paulo e o norte do Paraná atingem os 30°C.
Um pouco mais acima, no norte paulista e região do Triângulo Mineiro, as máximas ficam em torno de 34 e 35°C, chegando a 40°C em Cuiabá. Também faz calor no Tocantins, interior do Nordeste e do Pará, com temperaturas de 37 até 39°C.
Ao longo da quarta-feira (23), o calor só não consegue chegar ao leste da região Sudeste. Os termômetros marcam 33 e 34°C no norte do Paraná, no centro-leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais; e variam entre 37 e 40°C entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo, exceto no Planalto Central.
O tempo quente se mantém na quinta-feira (24), mas o avanço de uma frente fria começa a mudar as condições e leva tempestades aos estados da região Sul e ao sul de São Paulo. O sistema avança ainda mais na sexta (25), elevando as condições de tempo severo para o leste do Sudeste.