Vão te chamar de profissional: os 4 mandamentos do churrasco perfeito

Aprenda tudo o que é preciso para fazer um churrasco perfeito a partir de hoje na sua casa. Existem alguns macetes que fazem toda a diferença.



De modo geral, existem algumas dicas que devem ser seguidas para qualquer churrasco ser perfeito. As dicas foram dadas por vários mestres da grelha, com larga experiência no preparo de assados.

Veja também: Nem só de picanha vive um churrasco: 4 cortes econômicos têm seu brilho

Lembre-se de que cada pessoa pode ter um modo diferente de “churrasquear”. Sendo assim, não precisa tratar essas dicas como regras inabaláveis.

1. O churrasco perfeito existe?

Não existe um modelo de churrasqueiro que atenda perfeitamente a todos os churrasqueiros. No entanto, existem algumas dicas que podem ser práticas e usuais para qualquer um.

Antes de mais nada, uma churrasqueira padrão para fazer qualquer tipo de carne precisa ter uma caixa de carvão com, pelo menos, 12 cm de profundida. Além disso, é preciso que haja, ao menos, duas alturas para colocar grelhas, espetos e suportes.

A primeira altura ficará há 15 cm do braseiro e será utilizada para grelhar porções finas e pequenas de carne. A segunda altura ficará a 35 cm do braseiro e poderá ser usada para assar. Existem várias configurações e o calor do fogo para o churrasco pode ser controlado pela posição das brasas.

2. Acenda a churrasqueira do jeito certo

Agora que você sabe como deve ser a churrasqueira, é necessário preparar um bom braseiro para o churrasco. Coloque um pouco de carvão, faça uma “cabana” quadrada e adicione um funil feito com papel higiênico no centro do quadrado.

Coloque um fio de olho de cozinha e acenda um pedaço seco do papel. Pronto! Depois, feche a “cabana” com mais carvão e deixe queimar. Em seguida, acrescente mais carvão e espere tudo virar brasa. A princípio, um pouco de cinza antiga por cima do braseiro impedirá que as chamas sejam levantadas até a carne.

3. Escolhendo as melhores carnes para o churrasco

Na hora de escolher as carnes ideais para seu churrasco, você deve procurar peças que estejam com cor viva e bem fresca, sem partes escuras e com cheiro agradável. Sobretudo, peças a vácuo não podem conter muito sangue na embalagem, pois indica que já estão ali há um bom tempo.

4. Como assar a carne perfeitamente?

Por fim, a primeira coisa que você deve fazer depois de escolher a carne a ser preparada no churrasco é salgá-la. Portanto, utilize sal grosso e tempere, pelo menos, 10 minutos antes de ir para a churrasqueira.

Deixe a carne descansar com o sal moderado em toda sua superfície próximo do calor. O sal formará uma “película” brilhante sobre a peça. Retire o excesso e coloque para assar.

Depois disso, se for um bife, ele deve ficar entre 15 e 20 cm de distância da brasa. Nesse sentido, vire-o sempre que o sangue da carne começar a aparecer. Deixe até atingir a textura desejada. Peças grandes de carne, por sua vez, devem ser assadas na altura entre 30 e 45 cm.

Ademais, o braseiro precisa permanecer forte o tempo todo. Antes de cortar a carne, deixa-descansar por cerca de 5 minutos. Como resultado, isso fará com que seu churrasco fique mais suculento e saboroso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário