O Brasil é um país marcado por uma incrível riqueza cultural. Essa diversidade também se reflete nos idiomas falados em diferentes regiões. Embora o português seja a língua oficial e predominante em todo o país, há várias línguas e dialetos que enriquecem ainda mais o território. Confira as cidades onde outros idiomas são mais falados.
Leia mais: De travar a língua: estes são os 4 idiomas mais difíceis do mundo
Entre os idiomas, estão alguns de origem indígena, como Guarani, Tupi e Kaingang. Devemos considerar também as influências da imigração, que trouxe o italiano, alemão e o japonês. O Brasil abraça uma gama surpreendente de línguas, que são mais ouvidas em partes específicas do nosso país.
Diversidade de idiomas
Enquanto o português continua sendo o principal “meio de comunicação”, quatro cidades se destacam por manter outras línguas vivas, inclusive, por meio do ensino nas escolas, mantendo a cultura e os costumes nas crianças.
Confira os municípios brasileiros com uma forte diversidade em idiomas.
1. Bento Gonçalves: localizada no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves tem o italiano como a segunda língua oficial. Com influência de descendentes italianos, a cidade preserva a língua e os costumes da Itália, enriquecendo o lugar que fica ainda mais charmoso e fascinante com o passar dos anos.
2. Pomerode: em Santa Catarina, Pomerode é fortemente influenciada pelo alemão. A língua e os costumes alemães ainda são preservados em algumas comunidades, permitindo assim que as pessoas se aproximem da cultura alemã dentro do Brasil.
3. Nova Petrópolis: também no Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis conta com uma forte presença da língua alemã, especialmente presente nas escolas, o que contribui para a preservação e transmissão dessa herança cultural.
4. Santa Maria de Jetibá: no Espírito Santo, Santa Maria de Jetibá adota o pomerano como língua, uma característica única e trazida por imigrantes da Alemanha e Polônia. Essa peculiaridade enriquece a identidade da cidade.
Ao visitar esses lugares, você terá a oportunidade de vivenciar e aprender novos idiomas e até costumes, mergulhando na riqueza cultural que vai além das fronteiras do Brasil e mostra toda a diversidade do nosso país.