scorecardresearch ghost pixel



Você sabia? Há um lado negativo em optar pelo saque-aniversário do FGTS

Retiradas anuais do saque-aniversário podem ser um verdadeiro alívio para os trabalhadores; porém, há um grande ponto a ser considerado.



Na hora de optar pelo saque aniversário, é necessário estar consciente sobre o ponto negativo que essa modalidade de retiradas de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) oferece para os trabalhadores. Por ser uma das opções mais facilitadas para ter acesso ao dinheiro depositado no FGTS, alguns trabalhadores optam por ela para conseguir lidar com algum imprevisto financeiro ou arcar com as contas mensais de casa.

Leia mais: Fim do consignado do FGTS? Ministério da Fazenda já avalia alternativas

Os malefícios trazidos por essa modalidade podem superar os benefícios, o que pode acabar gerando uma dor de cabeça para os trabalhadores lá na frente. Desse modo, é importante ponderar sobre ambos os lados dessa decisão antes de decidir pelo saque anual ou por permanecer nas condições especiais de acesso ao FGTS.

Qual é o lado negativo do saque-aniversário?

O saque anual pode ser um verdadeiro alívio para muitos trabalhadores que estão enrolados com as contas e precisando de um valor extra para ajudar; porém, ao se tornar adepto para o saque-aniversário, automaticamente o cidadão está abrindo mão do saque-rescisão, caso seja demitido de seu emprego sem justa causa.

Em outras palavras, se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele tem direito a receber o valor total depositado em sua conta do FGTS. Com isso, ele terá uma segurança financeira até conseguir encontrar um outro emprego, mas essa possibilidade é excluída se, em algum momento, o trabalhador escolher a modalidade do saque-aniversário.

Pontos a serem levados em consideração

Na hora de escolher ou não pelo saque-aniversário, o trabalhador precisará levar em consideração todos os prós e contras do benefício. Caso você opte por essa opção, é preciso considerar a criação de uma reserva de emergência para te ajudar em um possível momento de demissão sem justa causa.

Caso contrário, o trabalhador poderá ser pego de surpresa e ter que lidar com a situação difícil sem o auxílio financeiro que o FGTS pode trazer. Sendo assim, avalie as suas necessidades e coloque na ponta do lápis o quanto o saque em questão é realmente necessário.

Vale ressaltar que, ao escolher pelo saque-aniversário, será preciso se manter nele por, pelo menos, 24 meses. Não há como retornar ao saque tradicional até dois anos. Por isso, pense bem antes de fazer as retiradas anuais do FGTS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário