Deu ruim! O que fazer se o seu nome não está no último lote da restituição do IR

Primeiro passo para sair da malha fina consiste em acessar o portal E-CAC, a plataforma para atividades da Receita Federal. Do total retido, 70% tem imposto a restituir.



Cair na “malha fina”, conforme explicou o Governo Federal, é quando a declaração do Imposto de Renda apresenta informações que precisam ser comprovadas ou até mesmo corrigidas. Com isso, o documento passa por uma análise mais profunda. Caso sejam identificados dados declarados que são diferentes dos fornecidos por entidades, o item não é liberado para restituição.

Leia mais: Consulta liberada! Saiba se você está no 5º lote da restituição do Imposto de Renda

Segundo os dados apresentados pela Receita Federal no Balanço do Imposto de Renda desse ano, 1,95 milhão de declarações foram retidas na “malha fina”, isto é, estão impedidas de receber a restituição. Isso, porque na última sexta-feira, 22, o Balanço detalhou que 43.481.995 declarações do IRPF 2023, referente ao ano-base 2022 foram obtidas pelo órgão entre março e setembro de 2023.

Deste total, 3,1%, o que corresponde a 1.366.778 declarações, estão na malha fiscal.

Na próxima sexta-feira, 29, está previsto o quinto e último lote da restituição.

O montante de R$ 1,9 bilhão está programado para ser creditado na conta de 1,2 milhão de contribuintes. É provável que aqueles que não foram incluídos no lote em questão tiveram as suas declarações retidas para revisão devido a divergências entre as informações declaradas e os registros nos sistemas da Receita Federal.

Para saber se a sua declaração está nessa condição, é importante acessar o Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (portal e-CAC).

Por que uma declaração pode cair na malha fina?

O balanço mostra que, entre as principais questões que levam a declaração a cair na malha fina, estão os problemas com deduções realizadas (58,1%); omissão de rendimentos que necessitam de ajuste anual de titulares e dependentes declarados (27,6%); divergências entre as quantias declaradas (10%), além de outros fatores (4,3%).

Desses grupos, 954.814 declarações têm imposto a restituir.

Para resolver essa situação, ao acessar o e-CAC com login e senha, é importante buscar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)” e, depois, encontrar o campo “Serviços do IRPF” ou “processamento”. Em seguida, clicar em “pendências de malha”. Dessa forma, a pessoa encontrará detalhes da situação da declaração. Se estiver retida, o motivo será exposto no sistema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário