scorecardresearch ghost pixel



Insegurança: IA consegue descobrir senhas apenas pelo som das teclas

Sua senha pode estar em risco! Uma pesquisa mostrou como a inteligência artificial pode descobrir os dígitos pelo som das teclas.



Você não está seguro! Alguns pesquisadores britânicos desenvolveram um sistema de inteligência artificial (IA) capaz de decifrar as suas senhas por meio do som das teclas que você usa para digitá-las. Veja como isso é feito e quais são as formas mais indicadas de se proteger para não ter as informações expostas.

Leia mais: Imunes à IA: 4 profissões que a Inteligência Artificial não pode aniquilar

A ferramenta apresenta uma precisão de 95% e pode ser ativada pelo som das teclas. O barulho pode ser captado por um celular próximo ao seu computador ou até mesmo durante uma chamada de vídeo. Pois é! De certa forma, é muito preocupante. Este é só mais um exemplo de todo o poder da IA.

Som das teclas revela a sua senha

A tecnologia pode ser explorada de diversas formas, inclusive de maneira prejudicial, comprometendo a segurança das pessoas. Cada vez mais, novos testes e experimentos estão sendo feitos com IA. Os resultados são sempre surpreendentes, mas nem sempre da melhor forma. Alguns até são bem assustadores.

Os testes neste caso específico incluíram uma chamada pelo aplicativo Zoom, com uma precisão de 93%, bem como outra, pelo Skype e com 91,6% de precisão. Isso revela que a tecnologia pode ser usada para um acerto notável para descobrir senhas, o que deixará os usuários vulneráveis.

Os pesquisadores foram entrevistados pelo The Next Web e compartilharam detalhes sobre a ferramenta. Eles dizem que simplesmente ocultar a tela não é suficiente para se proteger, já que o som das teclas pode expor a senha. A inteligência artificial foi treinada para reconhecer os sons e, infelizmente, o resultado foi de fato assustador.

Para se proteger, os pesquisadores indicam que as pessoas devem alterar a forma como digitam, optando por padrões mais aleatórios e evitando até as palavras completas. Além disso, o uso de símbolos e a alternância entre letras maiúsculas e minúsculas é sempre recomendado.

Também é sugerido o uso da tecla Shift, pois a inteligência em questão não conseguiu identificar a senha quando essa tecla foi utilizada. Sendo assim, proteja-se ao máximo ao definir as suas senhas e, sempre que possível, opte pelo reconhecimento facial como mais uma medida de segurança extra.




Voltar ao topo

Deixe um comentário