Existem insetos que se tornaram pragas urbanas, ou seja, acessam a residência das pessoas, instaurando o caos. Afinal, conseguem roer tecidos, objetos e trazer outras preocupações, que nem sempre se restringem a doenças infecciosas.
Veja também: Fim das moscas em casa! 7 truques naturais para nenhuma chegar perto
Nesse sentido, é possível mencionar os cupins, que roem os móveis e passam despercebidos por muito tempo. Logo, quando você percebe, a porta do guarda-roupa perdeu uma parte e as mesas apresentam buracos na superfície.
Proteja os móveis e veja como se livrar dos cupins
Você vai precisar de:
- 1 xícara de óleo de laranja;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
1º passo: primeiramente, pegue um recipiente e misture o óleo de laranja, extraído a partir das cascas, e água, seguindo proporções iguais.
2º passo: em seguida, transfira para um frasco com borrifador e agite para incorporar todos os ingredientes, aplicando a mistura após a limpeza.
3º passo: nesse caso, concentre-se nas áreas que há poeira e use este produto caseiro em todos os móveis de madeira, mesmo os que não têm cupins.
Dicas para prevenir a infestação de cupim na madeira
Não é difícil identificar a presença de cupins nos móveis, dado o surgimento de pó, que são as migalhas do seu principal alimento. Sendo assim, a higienização do ambiente é a medida mais eficaz no combate a esses invasores peçonhentos.
A maioria das espécies tem 2,5 cm, vivendo em colônias que procuram material velho e até madeiras nobres. Embora não sejam vetores de doenças, eles são capazes de derrubar uma porta, se você não agir rapidamente na desinfecção.
Outros truques que mantêm inúmeros insetos afastados
Além da limpeza frequente, invista em aromatizadores frescos, como citronela, flor de laranjeira, pinho e lavanda, que afastam pequenos visitantes. Por outro lado, ao comprar um móvel novo, mesmo que seja na loja, observe se há sinais de cupins.
Por fim, lembre-se que se quanto mais pura a madeira, por exemplo, pinus, jatobá, cedro e demais variedades, maior é o interesse do inseto. Isso acontece pelos aromas intensos que atraem esses animais que se tentam sobreviver nas cidades.