scorecardresearch ghost pixel



Lavanda e alecrim: faça este combo durante o sono e turbine sua memória

Cientistas encontraram evidências de que os cheiros de lavanda e alecrim podem ter efeitos benéficos para a saúde das pessoas a longo prazo.



Os aromas de lavanda e alecrim são tratados como remédios naturais para várias linhas de terapias alternativas. No entanto, este tema sempre despertou dúvidas na cabeça de muitas pessoas. Afinal, muitas indicações de aromaterapia não possuem fundamentação científica, testada através de métodos.

Veja também: Rastro de homem cheiroso: 3 perfumes masculinos com aroma dominante

Porém, uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA) realizou descobertas animadoras. Os pesquisadores dizem que os cheiros de lavanda e alecrim são úteis para melhorar a memória a longo prazo.

Pesquisa encontra evidências no tratamento com lavanda e alecrim

Segundo os dados do artigo, os pesquisadores utilizaram voluntários de 60 a 85 anos de idade. Eles foram expostos a fragrâncias diferentes durante a noite por cerca de seis meses. Para isso, usaram um difusor de aromas no quarto. 20 dos 43 voluntários usaram óleo essencial com cheiro de lavanda, rosa, laranja, eucalipto, limão, hortelã-pimenta e alecrim.

O óleo essencial exalava o aroma por 2 horas enquanto estavam dormindo. No questionário de memória, os cientistas avaliaram que os participantes do experimento tiveram 226% de melhora no desempenho cognitivo.

Mais memória a longo prazo

“Ao possibilitar que as pessoas sintam os odores durante o sono, eliminamos a necessidade de reservar um tempo para isso durante as horas de vigília todos os dias”. Foi o que disse a primeira autora do estudo, Cynthia Woo.

A pesquisa ainda possui um caráter preliminar, embora tenha resultados sólidos. No entanto, ela servirá como base para novos aprofundamentos sobre o tema. Contudo, especialistas em aromaterapia já podem comemorar o encontro de evidências na eficiência de lavanda e alecrim, por exemplo.

Há muito tempo, ambos os aromas são utilizados para melhorar a qualidade do sono e do bem-estar dos pacientes. Além disso, agora é possível esperar uma melhora na memória ao longo de meses de tratamento com os aromas desses vegetais.

Lembre-se sempre de seguir as orientações de especialistas a respeito do assunto. Não inicie terapias sem o acompanhamento profissional.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário