scorecardresearch ghost pixel



400 mil contribuintes que caíram na malha fina ganham nova chance da Receita Federal

Declarantes receberão notificação para realizar a autorregularização da declaração do Imposto de Renda 2023.



Cerca de 400 mil contribuintes que caíram na malha fina ganharam uma nova oportunidade para se autorregularizarem junto à Receita Federal. Os declarantes que tiveram as declarações de Imposto de Renda retidas serão orientados a resolver as pendências detectadas.

Leia mais: Fim do golpe do PIX: novas medidas de segurança são anunciadas pela Febraban

O Projeto Cartas, iniciativa criada pelo órgão, tem como foco evitar procedimentos de fiscalização que resultam na incidência de penalidades, como multas, cortando custos para a Receita e para os contribuintes. O nome foi escolhido porque as notificações são enviadas por meio de cartas.

Os documentos serão encaminhados entre os dias 25 de setembro e 16 de outubro para cerca de um terço dos declarantes pegos na malha fiscal. Em 2023, foram detectadas inconsistências em 1.366.778 declarações, ou 3,1% do total de prestações de contas recebidas.

A seleção das pessoas aptas a participar do Projeto Cartas é feita com base no tipo de pendência encontrada, e por isso não inclui todos os contribuintes.

“São casos com maior indício de erro na informação declarada pelo contribuinte [e não má-fé]. E também baseado no fato de que houve pouco ou nenhum acesso, por parte do contribuinte, ao serviço Meu Imposto de Renda”, explica a Receita.

Motivos para cair na malha fina

As pendências mais comuns que levam um documento a ser retido pelo Fisco são as seguintes:

  • omitir os rendimentos do dependente;
  • deixar de declarar rendimentos recebidos de forma pontual no ano-calendário;
  • não informar todos os rendimentos de aposentadoria quando há mais de uma fonte pagadora;
  • confundir o valor ou o ano de realização da despesa médica declarada;
  • informar gastos que não podem ser deduzidos como despesa médica como tal;
  • declarar deduções não permitidas pela legislação.

Para descobrir se a sua declaração de IR caiu na malha fina, acesse o portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita) e selecione a aba “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Em seguida, clique em “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário