scorecardresearch ghost pixel



5 dicas para fazer seu celular durar mais e você vender por um preço melhor

A falta de crédito e os altos custos no varejo colaboraram para o aumento do ciclo de vida dos celulares entre os brasileiros.



O brasileiro está cada vez mais optando por manter seu celular por um período maior, adiando a troca do dispositivo por um mais moderno e atual.

Veja também: Após saber DISSO, você ficará cada vez menos tempo vidrado no celular

Enquanto antes a média de troca era de 12 meses, atualmente esse período subiu para 24 meses, conforme uma pesquisa da consultoria GfK realizada no primeiro trimestre deste ano.

Nesse cenário, 44% dos consumidores relataram trocar seus aparelhos após mais de dois anos de uso, um aumento em comparação com os 32,3% registrados em 2019.

As condições econômicas no Brasil têm sido um fator influente nessa mudança de comportamento, levando as pessoas a cuidarem melhor de seus aparelhos e a fazerem uma boa gestão de armazenamento.

Para entender melhor como fazer seu celular durar mais ou economizar na troca, conversamos com André Gildin, da consultoria de Inovação e Transformação Digital RKKG.

A resistência à compra de aparelhos mais caros

O crédito escasso e os custos elevados no varejo têm contribuído para o aumento do ciclo de vida dos celulares. Especialistas apontam que a redução no número de parcelas e, consequentemente, o aumento dos boletos mensais têm desencorajado os compradores. Como resultado, a busca por modelos mais baratos cresceu significativamente.

Andréia Chopra, analista Consumer Devices da IDC Brasil, observa que a queda no tíquete médio dos smartphones se acentuou após a pandemia.

Os consumidores enfrentam dificuldades em adquirir smartphones com suas rendas comprometidas, e os fabricantes e varejistas estão atentos a essa mudança, disponibilizando modelos mais acessíveis que atendam à demanda.

Celulares usados e recondicionados como alternativa

Uma opção para quem deseja um smartphone top de linha sem gastar muito são os aparelhos usados e recondicionados.

Esses dispositivos, embora usados, são revisados por equipes técnicas, com possíveis substituições de componentes, e podem custar até 40% menos do que os novos.

Armando Mosin, CEO da Trocafone, relata um aumento de 13,3% nas vendas desses aparelhos no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. O IDC Brasil prevê que o mercado de dispositivos recondicionados alcance 5,5 milhões de unidades até 2024.

Felipe Piva, diretor de Operações e head da Trocafy, uma plataforma especializada em compra e venda de celulares seminovos e usados, enfatiza que modelos cada vez mais caros estão impulsionando o crescimento desse mercado secundário.

5 Dicas para aumentar a durabilidade do seu celular

Agora que você está considerando manter seu celular por mais tempo, ou comprar um dispositivo usado ou recondicionado, é importante saber como aumentar a durabilidade do aparelho:

1. Bateria: A quantidade de recargas afeta a saúde da bateria. Respeite o ciclo da bateria, permitindo que o aparelho descarregue antes de recarregá-lo. Evite carregadores e cabos de baixa qualidade, preferindo itens homologados pela Anatel e pelos fabricantes.

2. Telas e acessórios: Utilize películas e capas para proteger a tela e a estrutura física do celular contra arranhões e quedas.

3. Sistema operacional: Mantenha o sistema operacional atualizado, pois as atualizações periódicas influenciam a performance do aparelho e a forma como os aplicativos operam.

4. Memória: Considere o seu perfil de uso ao escolher um celular com quantidade de armazenamento suficiente para suas atividades. Evite sobrecarregar a memória, o que pode afetar a performance.

5. Limpeza: Mantenha o celular limpo e protegido contra exposição a líquidos, poeira e outros componentes que podem danificar o dispositivo.

Fique atento ao comprar um celular usado

Se você está considerando comprar um celular usado, tenha em mente os seguintes cuidados:

1. Procedência: Certifique-se de que o vendedor tenha consultado o Imei do aparelho para verificar se não consta registro de roubo ou furto. O Imei é uma identidade do celular e pode ser consultado nas configurações ou digitando *#06#.

2. Compra em lojas registradas: Opte por lojas registradas que garantam a procedência dos aparelhos usados. Eles são revisados para identificar defeitos e troca de peças, além de verificar a autenticidade e legalidade dos dispositivos.

3. Condições de uso: Verifique se o aparelho seminovo passou por revisões de peças e funcionalidades, incluindo hardware, software, fones, conectores, memória, alto-falantes, bateria, câmera, Wi-Fi, microfone e carregadores. A estrutura e a configuração de fábrica devem ser preservadas.

4. Nota Fiscal e garantia: Adquira smartphones seminovos de vendedores que possam oferecer nota fiscal do produto e uma garantia de pelo menos 90 dias para falhas técnicas.

Portanto, ao seguir essas dicas e considerar a durabilidade do seu celular, você pode tomar decisões informadas sobre a troca e compra de dispositivos, garantindo um uso econômico e eficaz do seu aparelho.

Lembre-se de que, com os cuidados adequados, um celular recondicionado pode permanecer tão funcional quanto um dispositivo novo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário