scorecardresearch ghost pixel



Pesadelo dos adultos, por que os dentes sisos demoram a nascer?

A preocupação com um sorriso completo vai além dos dentes de leite, porque até os jovens adultos enfrentam um dilema quanto ao dente do siso. Confira.



O corpo humano funciona a partir de um sistema complexo e parece que todos os órgãos se complementam, mudando constantemente. No entanto, é possível encontrar características que só eram úteis no passado, há milhares de anos.

Veja também: Fim dos implantes? Remédio para crescer dentes é criado no Japão

Nesse caso, o dente do siso tornou-se um dos segredos ligados à saúde, que remontam aos tempos antigos. Dito isso, é importante compreender os riscos de manter esses dentes que costumam causar desconforto na vida adulta.

Você sabe se o seu dente do siso já nasceu?

Manter as consultas do consultório odontológico em dia é fundamental para garantir uma dentição saudável e bonita. Nesse caso, no final da adolescência é imprescindível observar o desenvolvimento do dente do siso, na última fileira.

Atualmente, é possível observar até quatro dentes em casos comuns, que podem ser removidos a partir de uma incisão. Contudo, esse procedimento delicado requer anestesia e o acompanhamento de um cirurgião-dentista no pós-operatório.

Afinal, por que os dentes do siso nascem tão tarde?

É válido ressaltar que as orientações precisam considerar as particularidades de cada paciente. Desse modo, geralmente os dentistas extraem os dentes do siso entre os 17 e 21 anos, mesmo que não tenham desconforto aparente.

Visto que esses terceiros molares só incomodam, o crescimento tardio chama a atenção. No entanto, quando as primeiras formas humanas viviam nas selvas, a mastigação de castanhas e carnes resistentes alargavam a mandíbula.

Hoje em dia ninguém precisa fazer muito esforço para se alimentar, e os dentes nascem e não encontram espaço. Portanto, esse fragmento que servia para quebrar nozes pelos neandertais já não tem utilidade no mundo moderno.

Estas são as vantagens de fazer a extração cirúrgica

Embora a extração ainda divide opiniões no meio científico, a maioria dos especialistas recomenda a cirurgia. Isso acontece pela possibilidade dos dentes crescerem em qualquer direção, machucando a gengiva e a bochecha.

Além disso, a raiz, que fica ligada a vários vasos sanguíneos, torna o processo doloroso sem anestesia. Outros benefícios de remover o dente do siso são a garantia de manter os dentes alinhados, menos dores e redução das cáries.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário