Acesso total: descubra e apague os dados que farmácias guardam sobre você

Conheça seus direitos e saiba como proteger a sua privacidade.



Você sabia que tem o direito de saber quais informações pessoais as farmácias mantêm sobre você? De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as empresas são obrigadas a disponibilizar essas informações.

Veja também: CPF na nota: quais os riscos de informar seus dados nas farmácias?

Além disso, também são submetidas a informar com quais outras empresas e órgãos públicos esses dados foram compartilhados. Assim, você pode solicitar correções ou até mesmo a exclusão desses dados.

Como exercer seus direitos de privacidade

As empresas farmacêuticas devem fornecer um canal para que você possa exercer esses direitos. O prazo máximo de atendimento é de 15 dias. Se a empresa não cumprir esse prazo, você pode recorrer à ANDP (Agência Nacional de Proteção de Dados).

Aqui estão os caminhos para exercer seus direitos de acordo com as maiores redes de farmácias do país:

  • Droga Raia, Drogasil e Onofre

A rede RaiaDrogasil, que engloba Droga Raia, Drogasil e Onofre, possui um site específico para solicitar seus dados e pedir que sejam apagados.

  • Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco

A DPSP, que inclui Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, também possui um site dedicado para solicitar seus dados e pedir a exclusão.

  • Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos, que abrange a Extrafarma, disponibiliza um site para que você possa solicitar seus dados e pedir a exclusão. Certifique-se de mencionar que seu pedido inclui a Extrafarma.

  • Ultrafarma

A Ultrafarma, infelizmente, apresenta dificuldades de contato. As políticas de privacidade da empresa indicam uma página que está fora do ar e dois e-mails que não respondem prontamente. O caso está em andamento.

  • Panvel

A política de privacidade da Panvel instrui que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados para o e-mail privacidade@grupopanvel.com.br. A reportagem solicitou exclusão dos dados por este e-mail e obteve resposta.

  • Drogaria Araújo

A Drogaria Araújo possui um site dedicado para solicitar seus dados e pedir a exclusão.

  • Farmácia Preço Popular e Drogaria Catarinense

A Farmácia Preço Popular e a Drogaria Catarinense, que fazem parte da mesma rede, oferecem um site para que você possa solicitar seus dados e pedir a exclusão.

  • Nissei

A política de privacidade da Nissei indica que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados para o e-mail dpo.lgpd@nisseisa.com.br.

Agora que você sabe como exercer seus direitos de privacidade em relação às farmácias, pode controlar melhor suas informações pessoais e garantir que elas sejam usadas de acordo com suas preferências. Proteger sua privacidade é fundamental, e a LGPD está aqui para ajudar você a fazer isso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário