scorecardresearch ghost pixel



Acordar lembrando do sonho pode TURBINAR sua produtividade, diz estudo

Em uma era em que corremos contra o relógio em busca de maior produtividade no trabalho, nossos sonhos podem guardar a resposta.



Quantas vezes você acordou pela manhã tentando se lembrar daquela aventura maluca que teve durante a noite? Ou tentou decifrar o significado daquele sonho estranho? Pois bem, um estudo recente da Universidade de Notre sugere que esse exercício pode ser muito mais do que um passatempo matinal.

Leia mais: NÃO ignore! 3 coisas que seus sonhos estão tentando te dizer (e você deveria ouvir)

Em uma era onde estamos todos correndo contra o tempo, buscando métodos, aplicativos e dicas para sermos mais produtivos no trabalho, acredite, a resposta pode estar em nossos sonhos.

Sim, aqueles que muitas vezes deixamos de lado, ignorando seus significados e mensagens. E não estamos falando apenas de sonhar com uma promoção ou um aumento, mas sim dos sonhos mais intrincados e, por vezes, surreais que temos enquanto dormimos.

O estudo liderado por Casher Belinda, da Universidade de Notre Dame, destaca a emoção de “awe”, que pode ser traduzida como um sentimento de deslumbramento, quase transcendental, diante da percepção de algo grandioso.

Essa emoção, segundo o pesquisador, “faz com que os estressores de trabalho subsequentes pareçam menos assustadores, aumentando a resiliência e a produtividade ao longo do dia”.

E qual a relação disso com os sonhos? Belinda explica: “As pessoas ficam maravilhadas quando passam por algo vasto – algo que desafia a sua compreensão ou forma de pensar sobre as coisas”.

E é aí que entram nossos sonhos

Quem nunca se viu voando, encontrando-se com pessoas que já partiram ou em situações que desafiam as leis da física? Ao lembrarmos desses sonhos e refletirmos sobre eles, podemos desencadear esse sentimento de “awe”, fazendo com que nosso dia de trabalho se torne mais leve e produtivo.

Mas, atenção! Não basta apenas sonhar. A pesquisa sugere que as consequências psicológicas de se recordar e encontrar significado nas experiências dos sonhos podem compensar as consequências fisiológicas de uma noite mal dormida.

No entanto, sonhos mais vívidos, que têm maior chance de desencadear o “awe”, ocorrem durante o sono REM, ou seja, um sono de qualidade é essencial.

Por isso, se você quer aproveitar ao máximo essa descoberta, uma dica valiosa de Belinda é manter um diário de sonhos. “Registrar sonhos dá a eles oportunidades repetidas de provocar emoções benéficas e fazer conexões”, destaca o pesquisador.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário