Quem nunca sentiu aquela vontade de empurrar “só mais um pouquinho” aquela tarefa na agenda? A procrastinação é o fantasma moderno que assombra a maioria de nós, e não adianta fingir que ela não está ali. Mas, e se eu te dissesse que há um truque infalível e quase instantâneo para colocá-la para correr? E o melhor: em menos de 2 minutos!
Leia mais: Foco 100%: neurocientista de Harvard cria trilha sonora para se concentrar
Inspirados pela eficácia da regra dos 2 minutos, popularizada pelo gênio da produtividade David Allen, trouxemos cinco estratégias que vão tornar a sua relação com o tempo muito mais saudável. Agarre seu cronômetro e vem com a gente!
5 dicas para mandar a procrastinação embora com a regra dos 2 minutos
1. Atenda sem demora: Sabe aquele e-mail rápido que só precisa de um “Ok, recebido!“? Não deixe para depois. Responda na hora. Parece besteira, mas essas pequenas tarefas acumuladas geram uma bola de neve de estresse.
2. Organização é tudo!: E não estamos falando daquela faxina de domingo. Dê uma ajeitada rápida na sua mesa de trabalho todos os dias. Já notou como um espaço organizado traz clareza mental instantânea?
3. Decisões relâmpago: Pare de enrolar diante de pequenas escolhas. Decida! Vermelho ou azul, pizza ou hambúrguer, a decisão instantânea não apenas poupa seu tempo, mas também dá um boost na sua confiança!
4. Mini planejamento: Tire apenas 2 minutos, pode ser enquanto toma o seu café da manhã, para pensar no que você quer cumprir no seu dia. Esse pensamento estratégico rápido ajuda a definir prioridades e evita que você fique vagando sem rumo na sua lista de tarefas.
5. O poder do agora: Se é rápido, por que esperar? Aquela ligação, aquela nota que você precisa escrever, ou até aquele copo que você precisa lavar. Faça. Agora.
Os benefícios de dizer adeus à procrastinação vão muito além de simplesmente “fazer mais”. Ao estabelecer um ritmo mais dinâmico e assertivo, você sentirá uma clareza mental, uma diminuição do estresse e, sim, uma enorme satisfação ao perceber que, no fim do dia, conseguiu concluir o que precisava.