scorecardresearch ghost pixel



Casa limpa, mente sã: 5 efeitos positivos da organização na sua saúde mental

Quando estamos com a mente sobrecarregada, é comum que nossos espaços também fiquem desordenados. Veja o que fazer a respeito!



Arrumar a bagunça da casa pode parecer uma simples tarefa, mas você sabia que isso pode trazer benefícios incríveis para a sua saúde mental? Segundo Danielle Roeske, vice-presidente da Newport Healthcare, “nossos mundos externos inevitavelmente afetam nossos mundos internos e vice-versa”.

Leia mais: Adeus, bagunça: 4 hábitos de pessoas organizadas para você colocar em prática

Isso quer dizer que quando estamos com a mente sobrecarregada, é comum que nossos espaços também fiquem desordenados. Mas não precisa entrar em pânico! Por mais que essa bagunça cause ansiedade, tensão e estresse, como explica Peggy Loo, psicóloga licenciada e diretora do Manhattan Therapy Collective, arrumar a casa pode ser uma solução simples para esses problemas.

Confira agora os benefícios de manter a casa arrumada para a sua saúde mental, de acordo com especialistas.

1. Sensação de ordem e controle

De acordo com a Dra. Roeske, quando nosso ambiente externo está organizado, nos sentimos mais capacitados para lidar com nossos sentimentos internos. A ordem e estrutura em nosso ambiente ajudam a aumentar a sensação de capacidade de enfrentar desafios.

2. Sensação de familiaridade e consistência

A Dra. Roeske ressalta que os seres humanos preferem rotinas similares que nos oferecem estabilidade, mesmo em meio a circunstâncias caóticas. Manter os itens domésticos organizados proporciona uma sensação de familiaridade e contribui para uma sensação maior de equilíbrio.

3. Liberação de endorfinas

O ato físico de limpar também pode liberar endorfinas, de acordo com a Dra. Roeske. Essas substâncias são extremamente benéficas como alívio de dor, redutoras de estresse e melhoria geral do bem-estar.

4. Mais foco e clareza mental

Um estudo realizado pelo Princeton Neuroscience Institute em 2011 descobriu que ter muitos objetos em nosso campo de visão distrai a capacidade de processamento do cérebro. Ao limpar a desordem, permitimos que o cérebro se concentre em itens e tarefas de forma mais eficiente.

5. Emoções reguladas

A Dra. Loo destaca que o ato de limpar nos obriga a desacelerar, o que pode proporcionar um efeito calmante durante situações conturbadas. Além disso, a limpeza pode ser uma ótima forma construtiva de canalizar a frustração e ajudar-nos a explorar e gerenciar nossas emoções.




Voltar ao topo

Deixe um comentário