scorecardresearch ghost pixel



Alteração no saque do FGTS causará ‘boom’ na economia; veja a novidade

Com a novidade no saque-aniversário, o Governo Federal espera liberar mais recursos aos trabalhadores por meio da conta do FGTS. Entenda.



Há uma novidade no saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): uma nova regra permite que as pessoas demitidas sem justa causa a partir de 2020 possam ter acesso ao dinheiro que antes estava bloqueado em suas contas. Entenda por qual razão essa estratégia vem sendo pensada pelo Governo Federal.

Leia mais: Em breve: R$ 14 bilhões de saque-aniversário do FGTS podem ser liberados

A ideia por trás dessa medida é proporcionar o acesso a esse dinheiro por aqueles que perderam os seus empregos, o que deve contribuir para a movimentação da economia no país, afinal de contas, o entendimento principal é de que o recurso é um direito do trabalhador pelo tempo dedicado ao trabalho, então deve ser retirado, gasto, etc.

Novidade no saque-aniversário

O fundo funciona como uma espécie de poupança para os trabalhadores com carteira assinada, onde o empregador é obrigado a depositar 8% do salário bruto do empregado nessa conta todos os meses, sem falta.

Quando alguém é demitido sem justa causa, a pessoa tem o direito de sacar o dinheiro do FGTS; no entanto, antes dessa nova regra, não era possível sacar todo o valor que estava na conta. Com essa novidade para o saque-aniversário, a possibilidade se torna uma realidade.

É importante destacar que o FGTS não pode ser descontado do salário do trabalhador.

Empresas que não seguem essa regra, assim como o pagamento mensal, devem ser denunciadas para que sejam garantidos os direitos dos trabalhadores. A nova regra permite que o dinheiro seja acessado retroativamente pelos beneficiários. O saque-aniversário, como o nome sugere, é liberado no mês de nascimento do trabalhador.

Uma parte desse saldo fica bloqueada na conta em caso de demissão. Agora, o governo busca disponibilizar essa quantia restrita, com o objetivo de permitir que pessoas desempregadas tenham acesso ao dinheiro, já que é um direito do trabalhador. A movimentação do valor deve melhorar a economia do país consideravelmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário