Quem disse que é preciso um grande cataclismo para abalar as bases de um relacionamento? Muitas vezes, são as fissuras silenciosas, aquelas pequenas atitudes aparentemente inofensivas, que podem minar a relação aos poucos.
Leia também: Relacionamento em crise? Culpa não é da toalha molhada em cima da cama
Nessa jornada pelo labirinto dos vínculos amorosos, vamos apresentar seis ações que podem parecer “bobas”, mas têm o potencial de destruir o amor e a conexão a dois. Elas exigem a sua total atenção.
Ameaças silenciosas: 6 comportamentos que podem minar a relação
São conselhos como esses que levam casais a chegar às bodas de prata, por exemplo.
1. Deixar o romantismo nas lembranças do Facebook
Sabe aqueles lembretes das redes sociais, mostrando as datas comemorativas do passado? Eles não deveriam ser a única fonte de romance no presente. Comemorar aniversários de namoro ou casamento e lembrar-se das pequenas datas é fundamental. Reacenda a paixão com um simples jantar ou assistindo àquele filme que os dois amam.
2. Acreditar que só um deve limpar a bagunça
Uma divisão justa das tarefas domésticas não é apenas sobre manter a casa em ordem, pois é também sobre respeito e consideração. Ambos dividem o espaço, então os dois devem cuidar dele.
3. Ignorar as pequenas conversas
O seu parceiro teve um dia péssimo no trabalho e quer desabafar, ou viu um cachorro usando óculos na rua e quer rir disso. Parece trivial, mas dar atenção a esses momentos fortalece a conexão e mostra que você se importa.
4. Usar o silêncio como arma
Nada é mais ensurdecedor do que o silêncio. Ignorar os problemas e evitar o diálogo é o caminho mais rápido para a desconexão. As palavras têm poder, então use-as!
5. Ser o “crítico de plantão”
Feedbacks são essenciais, mas ninguém quer viver sob o julgamento constante. Escolha as suas batalhas e saiba como expressar as suas preocupações sem ferir o outro.
6. Achar que o amor é sinônimo de adivinhação
O seu parceiro não é um vidente. Se algo te incomoda ou se você tem um desejo, diga! A comunicação clara e aberta é a chave para um relacionamento saudável.
Por fim, é essencial lembrar que ninguém é perfeito. Todos cometemos erros. O que faz um relacionamento duradouro é a capacidade de perceber, admitir e corrigir os deslizes.