scorecardresearch ghost pixel



Bolinhos explosivos: o PERIGO em misturar amido de milho com batata

Uma mistura simples de batata com amido de milho se tornou assunto na internet por ser capaz de produzir um tipo de “bomba caseira” e perigosa.



Recentemente, um vídeo chamou a intenção de muitas pessoas que navegavam pelas redes sociais, especialmente no Instagram. O influenciados Dario Centurione aparece em um vídeo no perfil Almanaque SOS (@alamanquesos) cozinhando uma mistura explosiva de batata e amido de milho.

Veja também: Fim das batatas fritas? McDonald’s lança novo acompanhamento para os lanches

Os bolinhos feito com batata e amido de milho vão para uma panela com óleo e, depois de um tempo, começam a explodir. O resultado foi tão grave que chegou a provocar queimaduras no produtor de conteúdo.
A pergunta que fica é: o que acontece com os bolinhos para que eles começassem a explodir? A resposta, embora não seja complexa, não é tão direta assim. Isso porque houve uma sucessão de equívocos na receita divulgada.

Batata e amido de milho explosivos; entenda a reação

“O amido de milho, como você bem sabe, vira mingau. Pois é, ele vai fazer a mesma coisa com a massa da batata. Quando a gente coloca numa massinha, ele vai formar uma casca e quando essa casquinha tá no óleo quente, o que ela faz? Ela encapsula e aí vira uma panela de pressão. E aí o que tá dentro dessa casquinha? A massa de batata”, diz Dario em seu conteúdo explicativo.

Isso quer dizer que o amido de milho impede que o vapor e o conteúdo da batata escapem para fora, o que gera uma grande pressão interna. Isso, por si só, é uma maneira de produzir pequenos bolinhos explosivos. No entanto, o problema fica pior por conta de outros fatores.

Perigo Batata Amido
Perigo Batata Amido (Imagem: Reprodução/Instagram)

Outros detalhes do problema

Dario revela que as batatas foram cozidas na panela de pressão antes de iniciar a modelagem dos bolinhos. Isso quer dizer que elas absorveram uma grande quantidade de água. Mais do que isso, ele temperou a massa com sal, o que faz as batatas liberarem ainda mais líquido e vapor durante a fritura.

Para piorar, durante o preparo, o fogo foi aumentado, deixando o óleo ainda mais quente. Em outras palavras, os bolinhos de batata com amido de milho fritaram e se tornaram uma grande bomba de água dentro do óleo quente.

O que fazer em casos de acidentes?

Ao finalizar o conteúdo, o influenciador adverte para o que deve ser feito em casos de acidentes semelhantes. Isso não serve apenas para o preparo de bolinho de batata com amido de milho, mas sim para qualquer outra receita em óleo:

1 – Deixe as batatas pré-cozidas e aqueça-as em uma panela quente para liberarem o vapor excessivo;
2 – Evite adicionar sal antes do preparo;
3 – Pense se vale a pena assar os bolinhos ao invés de fritá-los.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário