A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram uma redução em suas taxas de juros para clientes pessoas física e jurídica. A decisão acompanha o corte de 0,50 ponto percentual na Selic anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira (20).
Leia mais: Vai ter empréstimo, sim: bancos voltam a oferecer consignado do BPC; veja os juros
O barateamento das taxas deixa diversas linhas de crédito mais atrativas para os brasileiros, incluindo opções de consignado, com desconto de títulos e capital de giro.
Banco do Brasil
O BB reduziu os juros em até 0,04 p.p. ao mês, dependendo da linha de crédito e do perfil do cliente. As pessoas físicas podem aproveitar a novidade a partir de quinta-feira (21) e as empresas a partir de sexta (22).
As taxas para pessoas físicas tiveram cortes nas linhas de cartão de crédito, financiamento de veículos, crédito automático, salário, benefício, 13º salário, renovação e consignado para o setor público e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Os novos juros para o crédito consignado para o setor público e o crédito estruturado agora partem de 1,19% e 1,21% ao mês, nessa ordem. Para os segurados do INSS, o consignado passou a ter taxa a partir de 1,7% ao mês. No caso das empresas, os cortes afetam as linhas de crédito com desconto de títulos, capital de giro e conta garantida.
Caixa Econômica
Na Caixa, as novas taxas entram em vigor nesta quinta-feira para todas as linhas. O crédito consignado passa a ter juros médios a partir de 1,55% ao mês, queda de 0,06%. Já o capital de giro para micro e pequenas empresas sai a partir de 0,99%, redução de 0,22 ponto percentual.
A presidente do banco, Maria Rita Serrano, comemorou a decisão do Banco Central e afirmou que o corte anunciado gera um ciclo positivo na economia.