Se você tem pelo menos 14 anos e se dá bem em algum esporte, saiba que você tem a chance de receber um pagamento mensal de R$ 925 do Governo Federal. Por meio da Caixa Econômica Federal, os jovens que se destacam na categoria nacional de esportes, possuem direito a receber o Bolsa Atleta.
Veja também: Abriu! Inscrições para ganhar incentivo financeiro do Nubank estão abertas
Administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o projeto possui algumas regras para que os jovens consigam ter direito ao benefício mensal. Dentre elas, está a obrigatoriedade de estar vinculado a uma entidade de prática desportiva, comumente um clube esportivo.
Além disso, o Bolsa Atleta é concedido aos jovens que tenham filiação, a nível estadual e federal, com as entidades de administração da modalidade praticada. É necessário que o interessado tenha participado de competições nacionais de destaque em sua modalidade, reconhecidas pela confederação esportiva nacional, e ter se classificado em até terceira colocação.
Como se inscrever no Bolsa Atleta?
Para receber o Bolsa Atleta, o jovem deve continuar treinando para competições futuras. Esse critério é utilizado visando a identificação de jovens talentosos e comprometidos com o esporte, que já conseguiram sucesso nacionalmente e que desejam continuar progredindo em sua carreira como atleta.
Além desses requisitos, é preciso fazer a sua inscrição no benefício. Para isso, será preciso preencher o formulário de inscrição no site do MDS e apresentar a documentação exigida. Após enviar a documentação, o Ministério irá avaliar o pedido e enviar o resultado via e-mail, correspondência ou por meio de um comunicado emitido no próprio site do MDS.
Após a aprovação, será preciso assinar o termo de adesão entregue pelo Ministério. Essa etapa poderá ser feita em uma agência da Caixa em até 30 dias após a notificação do jovem. Caso o jovem atleta seja menor de idade, o documento deverá ser assinado por seu responsável legal.
Quais são os documentos exigidos?
Se interessou e deseja organizar os documentos para entrar com o pedido? São eles:
- Declaração da entidade de prática desportiva;
- Informações sobre patrocínio e apoio financeiro;
- Declaração da Confederação Esportiva Nacional da modalidade específica;
- Plano esportivo anual, incluindo treinamento e metas;
- Cópia da identidade.