Devido a uma intensa onda de calor que se instaurou no país nos últimos dias, os brasileiros tiveram que enfrentar temperaturas altíssimas e baixa umidade em grande parte do país. No entanto, com uma nova frente fria no Sul do Brasil, as condições climáticas começam a se alterar nesta quarta-feira, 27.
Veja também: Ar-condicionado, climatizador e ventilador: qual sobe mais a conta de luz?
Na região Sul, o céu fica nublado e poderá chover a qualquer momento entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Contudo, o risco de temporais é menor se comparado aos últimos dias, ao contrário do Paraná, que permanece na rota dos temporais com ventanias e queda de granizo. Porém, uma massa de ar seco se aproxima do território gaúcho, o que irá garantir tempo firme nos próximos dias.
A frente fria irá causar mudanças também no Sudeste, gerando pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. Assim, as mudanças serão sentidas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, onde são esperados temporais com eventual queda de granizo. Por outro lado, o tempo permanecerá seco no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.
Previsão para as demais regiões brasileiras
No Centro-Oeste, o avanço da frente fria pode influenciar nos precipitados, aumentando as chances de chuvas nos três estados da região e no Distrito federal. No entanto, as precipitações devem ser isoladas, rápidas e sem acumulados expressivos. Com isso, o calor intenso continuará na tarde desta quarta (27).
A massa de ar seco persiste também no Nordeste, garantindo o tempo firme e ensolarado em grande parte da região, com exceção do Maranhão, do extremo oeste da Bahia, e do sul do Piauí. Isso devido a aproximação de instabilidades tropicais que podem causar chuvas isoladas e rápidas.
Por fim, chuvas passageiras e com baixo volume estão previstas para o Norte do país, mesmo que as chances sejam baixas. A previsão indica que os estados da região poderão contar com um tempo abafado ao longo do dia, com sol intenso.