Campeões de FRAUDE: 5 alimentos para tomar cuidado no supermercado

Em um levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, esses são os cinco alimentos mais fraudados e suas práticas mais comuns. Confira!



A indústria alimentícia utiliza de diversos truques para conseguir fraudar os produtos comercializados. Dentre as práticas mais comuns e já flagradas por clientes, está a diluição do suco integral em água, feijão misturado com grãos de soja e até mesmo vinhos adoçados com açúcar. Em um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as cinco principais fraudes em produtos foram de origem vegetal foram listadas.

Leia também: Em mercearia, 66 kg de alimentos impróprios e vencidos são descartados

Dessa forma, a lista foi realizada de acordo com as últimas operações deflagradas pelo Governo Federal, em ações em todo o país. Ficou curioso para saber de quais alimentos estamos falando? Continue acompanhando a matéria e descubra se você já identificou alguma dessas fraudes nos produtos que você comprou.

Cinco alimentos itens mais fraudados nos supermercados

1. Sucos

Em uma rotina agitada, muitas pessoas buscam mais saúde e praticidade por meio dos sucos industrializados. Em razão da alta demanda dos consumidores, o produto tem sido um dos principais em relação à fraude.

De acordo com o Mapa, somente de abril a maio, os fiscais apreenderam 110 kg de polpa de frutas, 22.513 litros de suco e 6.425 kg de sucos concentrados. Dentre as irregularidades encontradas, estão a adulteração do produto com a diluição em água e adição de açúcares não provenientes da laranja.

Assim, os ingredientes proibidos na produção de sucos são: água, aromatizantes e corantes artificiais, substâncias estranhas à fruta ou parte do vegetal de sua origem, açúcares que não sejam permitidos para o tipo da fruta e que ultrapassem 10% do peso da bebida.

2. Feijão

Muito utilizado na culinária brasileira e ingrediente chave no prato dos consumidores, o Mapa informou que a adição de grãos de soja no feijão e até mesmo o produto mofado caracterizam fraude. Segundo o Ministério, além dessas práticas, algumas marcas ainda inserem produtos quebrados ou ardidos (grãos fermentados internamente). Somente em São Paulo, quase 8 mil quilos de feijão foram apreendidos no final de maio.

3. Arroz

Seguindo nos grãos, o arroz é outro item constantemente fraudado pela indústria. Além de outros ingredientes misturados no pacote, a prática também inclui grãos quebrados e até mesmo mofados. Em maio deste ano, o Ministério da Agricultura encontrou irregularidades em sacos de arroz vendidos em cestas básicas, apreendendo 14.565 kg de arroz.

4. Água de Coco

Com o calor que tem feito no país e devido a sua fama de ótima bebida para a saúde, a água de coco é altamente consumida pelos brasileiros. Contudo, ela também é um dos principais itens a ser alvo de práticas criminosas. Em junho, foi identificado a adição de açúcar de cana não autorizada por lei. Com isso, 65 mil litros da bebida foram apreendidos.

5. Vinho

Por fim, mesmo já acostumados a olhar o rótulo dos vinhos na hora da compra, muitos consumidores ainda são enganados pelas marcas. De acordo com as recentes operações do Ministério da Agricultura, foi identificado adição de açúcar de cana não autorizada ou acima dos limites permitidos. Em junho, 450 litros da bebida foram apreendidos em operações.

Segundo as normas estabelecidas, ao adulterar a fórmula do produto, a marca é obrigada a informar os ingredientes adicionados ou retirados no rótulo. Caso a informação não seja dada, a empresa estará cometendo o crime de fraude.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário