Está cada vez mais comum se deparar na internet com os relatos de clientes que estão enfrentando cancelamentos repentinos de viagens por parte dos motoristas dos aplicativos de transporte, como o Uber e o 99. E o motivo desses cancelamentos pode ser um tanto quanto inusitado para os usuários dos apps. Veja só!
Leia mais: Uber é condenada a contratar todos os motoristas e pagar multa de R$ 1 bilhão
Uma série de fatores está desafiando a indústria de transportes por aplicativo, o que tem prejudicado cada vez mais a experiência dos clientes e também dos motoristas. Nos últimos dias, o advogado do consumidor João Carneiro viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo explicando os reais motivos dos cancelamentos na Uber.
Por que os motoristas da Uber estão cancelando as viagens?
De acordo com o advogado, a principal causa para os cancelamentos é um aplicativo que está no próprio celular dos condutores. Chamado StopClub, a ferramenta calcula o valor da viagem ofertada pela empresa e avalia o quão vantajoso aquela corrida pode ser para o condutor. Caso seja vantajosa, os profissionais aceitam.
Caso contrário, diversos fatores relatados pelos próprios motoristas ao aplicativo fazem com que a plataforma cancele instantaneamente as corridas desvantajosas. Na publicação, João Carneiro diz que “é por isso que os motoristas da Uber cancelam as viagens com você! O aplicativo StopClub nivela a situação dos motoristas de aplicativo. Isso, porque permite que eles saibam quanto irão ganhar na corrida, podendo ter uma remuneração digna pelo seu trabalho”.
“E isso tem sido muito útil em um contexto no qual a Uber quer maximizar os seus ganhos, e o consumidor quer pagar o menos possível pelo transporte. E você, acha correto que motoristas autônomos possam escolher se o serviço que vão prestar é de fato interessante para eles?”, concluiu o advogado na publicação.