Muitas pessoas têm medo da sexta-feira 13, pois acreditam que é um dia de má sorte. Elas evitam fazer certas coisas nessa data, pois pensam que podem dar errado. Mas, no mundo automotivo, existe uma categoria de veículos que também é temida: os que nunca dão problema.
Veja também: Vai comprar um carro usado? Mecânicos dão 7 dicas fundamentais
Em outras palavras, os proprietários de oficinas e os mecânicos ficam esperando que os carros apresentem falhas, para poderem cobrar pelos serviços mais caros e rentáveis. Mas esses cinco modelos aqui são como uma sexta-feira 13 para eles, pois dificilmente precisam de conserto. Confira!
Carros que dão azar aos mecânicos:
1. Toyota Corolla
O Toyota Corolla é um dos carros mais vendidos do mundo e do Brasil há anos. O sedã médio da marca japonesa é sinônimo de qualidade, conforto e confiabilidade. O modelo tem uma construção robusta e uma mecânica simples, que não costuma apresentar defeitos ou falhas.
Dessa maneira, o Corolla pode rodar por anos e milhares de quilômetros apenas com as revisões periódicas, sem necessidade de intervenções extras. A sorte do Corolla também se estende ao seu irmão SUV, o Corolla Cross, que compartilha toda a parte mecânica com o sedã.
2. Renault Sandero e Logan
Os irmãos Sandero e Logan são conhecidos pela sua robustez e resistência. Os modelos da Renault são originários de um projeto feito para a Romênia, um país com condições extremas de clima e estradas. Por isso, eles aguentam bem o tranco do uso diário, seja por empresas ou por motoristas de aplicativo.
Afinal, o Sandero e o Logan têm uma mecânica simples e fácil de reparar, com peças baratas e abundantes no mercado. Até mesmo o esportivo Sandero RS, que usa o mesmo motor 2.0 da Scénic, tem uma manutenção baixa e acessível.
3. Fiat Strada Endurance
A Fiat Strada é a picape compacta mais vendida do Brasil e o carro mais vendido do país em 2023. A Strada é famosa por sua versatilidade e capacidade de carga, sendo usada tanto para o trabalho quanto para o lazer.
Enquanto isso, a picape da Fiat é muito robusta e aguenta bem o uso severo, sem dar problemas mecânicos. O destaque vai para a versão Endurance, que usava o motor 1.4 Fire até a linha 2024. Esse motor é antigo, mas muito confiável e econômico, com peças fáceis de encontrar.
4. Honda Fit
O Honda Fit é um hatch com ares de minivan que tem um design peculiar e um espaço interno generoso. O modelo da Honda é muito procurado por quem busca um carro prático, confortável e seguro. Mas o Fit também tem uma fama curiosa: ele parece atrair batidas inusitadas, como mostra o perfil @FitBatido no Instagram.
Apesar disso, o Fit não costuma dar trabalho quanto à mecânica. O modelo é muito robusto e fácil de consertar, com peças de qualidade e durabilidade. A primeira geração do Fit é a mais temida pelos mecânicos, com seu motor 1.4 eficiente e seu câmbio CVT que raramente dá problemas.
5. Carros elétricos
Os carros elétricos são a tendência do futuro, mas também são um pesadelo para os mecânicos tradicionais. Os carros elétricos têm menos partes móveis, menos componentes e uma construção mais simples do que os carros a combustão. Isso significa que eles têm menos coisas para quebrar e um custo de revisão bem mais baixo.
Além disso, os carros elétricos exigem oficinas especializadas e equipamentos específicos para serem reparados, por questões de segurança. Ou seja, aquele seu amigo que mexe com carburador, com certeza não poderá colocar as mãos em um carro elétrico.