scorecardresearch ghost pixel



Carteira Digital de Trânsito: recursos úteis, mas que muitos desconhecem

Com a carteira, motoristas têm acesso a serviços, como facilidade de comunicação, compartilhamento de CRLV e até mesmo desconto no pagamento de multas.



Nos últimos anos, o Governo Federal vem implementando versões digitais de uma série de documentos importantes para os brasileiros. Nesta lista, a população já pode contar com a versão eletrônica da Carteira Digital do Trabalho, por exemplo, além do título de eleitor, RG e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: Tudo novo: CNH ganha novos prazos de renovação; veja datas e detalhes

Sobre esta última, para ter acesso ao item, o motorista deve baixar a Carteira Digital de Trânsito (CDT), que inclui não só o documento como informações importantes dos carros, a exemplo do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). O dispositivo está disponível para sistemas iOS e Android. É por ele que se torna possível consultar toda a documentação relacionada ao trânsito. Confira mais detalhes a seguir!

Como baixar?

O aplicativo está disponível desde 2018 e acumula milhares de downloads, pois segue reunindo dados sobre os motoristas que podem simplesmente ser acessados pelo celular. O processo para baixá-lo é simples. Basta buscar “CDT” na loja de aplicativos oficial do celular e, em seguida, realizar o cadastro de acordo com o Gov.br.

Nesta etapa, a pessoa receberá um e-mail de confirmação e vai concluir o processo com autentificação usando o recurso facial. Ao acessar o sistema, é importante adicionar a sua CNH usando o QR Code exibido na versão impressa, assim, basta realizar o login com a senha cadastrada para utilizar a ferramenta a qualquer momento.

Carteira Digital de Trânsito conta com várias funções

Desde que foi lançado, o aplicativo ganhou uma série de funcionalidades que visam facilitar a vida do condutor. Uma delas é a transferência de infrações. Pelo sistema, o motorista pode indicar quem é o principal condutor do veículo para que as multas sejam direcionadas ao responsável, dispensando o processo burocrático.

Ainda é possível acompanhar as infrações pela plataforma e obter desconto de 40% no pagamento. O condutor também recebe notificações para não perder o prazo de suas obrigações, como a renovação.

Além disso, também dá para compartilhar o CRLV e até mesmo fazer uma parte do processo de venda do carro digitalmente, dispensando o reconhecimento de firma. Pelas funções, é possível perceber que a comunicação ganha agilidade. Isso, porque o proprietário do carro pode receber uma notificação de recall pelo app para que busque os reparos de modo mais rápido, segundo o informado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário