scorecardresearch ghost pixel



Cervejinha faz bem? Estudo revela poder oculto da bebida para o intestino

Para quem ama beber no final de semana, essa notícia parece ser bem otimista, mas será que a cerveja realmente supera os probióticos naturais?



Os probióticos são alimentos que apresentam microrganismos que integram o sistema digestório humano. Portanto, estão presentes em laticínios e itens fermentados, como a cerveja, que passa pelo processo de fermentação.

Veja também: Ter diarreia após beber cerveja é normal? Entenda os sintomas da ressaca

A Universidade Médica de Dalian, na China, realizou uma publicação que associa inúmeros benefícios ao consumo moderado dessa bebida. Sendo assim, chegou a hora de saber a verdade por trás das propriedades presentes nas cervejas.

Será que a cerveja é mais saudável que os probióticos?

Segundo os médicos envolvidos no estudo, a cerveja não concentra apenas etanol, mas polifenóis e fibras que regulam o intestino. Logo, reúne vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico e repõem a flora intestinal.

Nesse sentido, apresenta ação probiótica, principalmente porque as bebidas são envasadas em embalagens que preservam sua temperatura. Isso garante que as bactérias que fazem bem ao corpo continuem vivas por mais tempo.

Cevada, álcool e lúpulo: uma combinação cheia de controvérsias

Por outro lado, há alguns estudiosos que rebatem a possibilidade da mistura ser considerada um superalimento. Dito isso, o cirurgião cardiovascular Naveed Sattar, da Universidade de Glasgow, na Escócia, afirmou que é válido revisar o estudo.

Na sua opinião, a combinação entre álcool, cevada e lúpulo precisa ser discutida pensando no excesso do consumo de bebidas alcoólicas. Essa preocupação tem a ver com o fato do alcoolismo estar associado a doenças crônicas e mortes.

Veja quantas cervejas você pode consumir por dia!

Por fim, é interessante pensar que sim, o conteúdo nutritivo da cerveja consegue nutrir seu corpo, porém, requer moderação. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), é necessário seguir as recomendações atuais dos médicos.

Atualmente, sabe-se que o limite diário ideal em relação à cerveja é de 350ml para as mulheres e 700ml no caso dos homens. Contudo, a predisposição a determinadas condições de saúde precisa ser avaliada por um profissional. Enquanto isso, aproveite os probióticos da cerveja com responsabilidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário