Chegou? Previsão para repasse do PIS/Pasep cria burburinho; veja atualização

Previsão para os repasses do PIS/Pasep aos trabalhadores depende de algumas definições e organizações do calendário. Entenda.



O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são dois programas de contribuição social voltados para os trabalhadores dos setores privado e público. Muitos beneficiários têm dúvidas sobre as datas de pagamento desses benefícios. Confira a previsão para os repasses.

Leia mais: PIS/Pasep 2024: valor do abono salarial vai aumentar; veja para quanto

Os recursos repassados aos profissionais fazem parte dos depósitos realizados tanto pelas empresas quanto pelos órgãos públicos. Para ter direito ao abono em questão, os trabalhadores precisam atender a alguns requisitos que são essenciais para o recebimento do dinheiro.

Previsão de repasses do PIS/Pasep

Entre os requisitos, o trabalhador precisa ter atuado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base do pagamento, receber até dois salários mínimos e estar cadastrado nos programas principais há cinco anos.

O pagamento do abono salarial ocorre uma vez ao ano e corresponde ao período anterior no calendário; no entanto, atualmente, o repasse do PIS/Pasep está atrasado no Brasil. Para quem espera pela previsão de repasses pelo ano-base 2022, os pagamentos ainda não foram realizados e não têm data para acontecer. Esse atraso teve início ainda como um dos primeiros impactos da pandemia da Covid-19, que afetaram o cronograma.

A previsão é de que o pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022 ocorra somente em 2024. Em 2023, foi realizado o repasse referente ao ano de 2021, o que acaba causando um impacto nos envios ano após ano.

Embora o Governo Federal possa adotar medidas para antecipar o pagamento e regularizar o calendário em atraso, até o momento, não há discussões nesse sentido que ofereçam esperança aos trabalhadores.

Então, apesar de toda a expectativa, ainda não é possível determinar exatamente quando será efetuado o pagamento referente a 2022. Ele provavelmente ficará para o próximo ano. A orientação é acompanhar as atualizações feitas no calendário para obter informações mais precisas sobre as datas de repasse do benefício.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário