scorecardresearch ghost pixel



De volta ao passado: IA te ajuda a descobrir datas exatas de fotos antigas 

Ferramenta de IA realiza uma análise visual da fotografia e fornece uma estimativa de quando a imagem foi tirada, aliviando a curiosidade de muitos.



Sabe aquela foto antiga, guardada há muito tempo, que você sempre quis saber quando foi tirada? Essa informação pode ser descoberta com o auxílio da inteligência artificial (IA). Uma das novas plataformas, desenvolvida com a ajuda da tecnologia, consegue apontar uma estimativa do ano em que a imagem foi produzida.

Leia mais: Insegurança: IA consegue descobrir senhas apenas pelo som das teclas

Estamos falando da ferramenta PhotoDater, um recurso desenvolvido pela plataforma de genealogia online MyHeritage, que oferta uma estimativa de data para fotos tiradas há muito tempo. Basicamente, a IA desse faz uma análise visual das imagens. É como se as fotografias fornecessem pistas e, a partir desses dados, é determinado quando a foto foi tirada. Confira mais detalhes dessa solução a seguir.

IA te leva de volta ao passado

A equipe de desenvolvedores especializados em inteligência artificial da PhotoDater trabalha para preencher uma lacuna que costuma ser sentida no contato com as fotografias históricas. Assim, propõe uma nova forma de descobrir dados sobre as fotos com o auxílio de um algoritmo e do aprendizado de máquina.

Os métodos tradicionais que usam referências escritas e outras estratégias para atribuir uma data a esse tipo de foto podem ser ainda mais aprimorados com a ajuda desse avanço.

Como funciona?

Conforme as informações divulgadas, o algoritmo dessa ferramenta passa por treinamentos, incluindo milhares de fotos históricas que já têm uma data estabelecida. O conteúdo que faz parte dos treinamentos veio de fontes de acesso público e, por meio desse processo, o sistema começa a entender alguns aspectos, como objetos, roupas, móveis, modo como o cabelo está penteado, etc.

A partir dessas pistas, o dispositivo fornece uma data estimada. Além disso, os interessados em adquirir um resultado ainda mais preciso deve enviar fotos para análise seguindo alguns critérios exigidos, como: uma pessoa precisa aparecer na fotografia; a foto precisa ter chances de ter sido tirada entre os anos de 1960 a 1990; e registros como os de carros ou de algum acontecimento histórico não se enquadram para obter estimativas.

Para usar o PhotoDater, é preciso acessar o site do MyHeritage, realizar o seu cadastro, caso não tenha e, então, começar a usar a funcionalidade ao clicar na função “Fotos” da plataforma. Desse modo, o usuário realizará um uploud do arquivo que deseja analisar e, com um tempinho, já será exibida uma estimativa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário