Cometa raríssimo passa pela Terra HOJE: se perder, só daqui a 400 anos!

Cometa Nishimura só passará perto de nós novamente daqui a 400 anos. Por isso, é bom aproveitar este momento agora.

Se você é daqueles que gostam de olhar para o céu e observar estrelas, esta notícia é para você. O cometa Nishimura, descoberto no início do mês de agosto por um astrônomo amador, vai nos dar o ar da graça a partir desta terça-feira, 12 de setembro. E, o melhor de tudo: vai ser possível observá-lo a olho nu.

Leia mais: Lua Nova em Virgem: até 16 de setembro, 4 signos terão mais sorte que o normal

Você terá até domingo, 17 de setembro, para vê-lo no céu. Este, inclusive, será o melhor dia para isso, já que o corpo celeste estará mais perto do Sol, a uma distância de 33 milhões de quilômetros.

Se você tem interesse em vê-lo, fique esperto. Se não, só poderá ter esta experiência novamente daqui a 400 anos – se a medicina moderna nos permitir viver até lá, não é mesmo?

Estrela da noite

O cometa Nishimura foi visto pela primeira vez no dia 11 de agosto deste ano. A descoberta dele foi feita pelo astrônomo amador Hideo Nishimura – daí vem seu nome. O nome científico do cometa é C/2023 P1. Cá entre nós, “Cometa Nishimura” é muito mais legal!

De acordo com o pesquisador Nicolas Biver, do Centro Nacional de Pesquisa Científica do Observatório de Paris, a última passagem do cometa por estas bandas aconteceu há 437 anos. E ele só passará novamente em 2457 – isso SE ele sobreviver a esta passagem perto do Sol.

Quero ver o cometa! Como faço?

Já separa o dedinho do print para pegar estas dicas e como ver o cometa Nishimura e não ficar de fora desta festa intergalática.

A primeira coisa que você precisa saber é que poderemos ver apenas a cauda do cometa. Isso se deve porque, quando passa pertinho de nós, o núcleo congelado do corpo celeste libera fases e poeira e estes refletem na luz do Sol.

Isso deixa um rastro luminoso e belíssimo para nós, terráqueos. E, no caso deste cometa, será verde.

Agora, vamos às dicas práticas:

• O melhor horário para vê-lo é olhando no horizonte antes do amanhecer. Mas precisamos contar com a sorte, já que o céu precisa estar sem nuvens;
  • Busque lugares altos e sem luz artificial. Se você está no Hemisfério Norte, terá alguns pontos a mais nesta corrida;
  • Se você tiver um binóculo, ele pode ser uma mão na roda.