Comerciantes e consumidores estão na expectativa pela chegada da Black Friday desse ano. O dia de liquidações costuma atrair milhares de clientes que, por sua vez, já estão realizando pesquisas para encontrar os melhores produtos e ofertas, segundo mostrou o Google recentemente.
Leia mais: Black Friday 2023: veja data exata para início da temporada de promoções
A big tech, inclusive, pretende liberar uma nova ferramenta em outubro, apostando no dispositivo para elevar ainda mais as vendas durante a Black Friday. Trata-se do “Anotações de Frete”, que ficarão disponíveis para os varejistas na página Google Shopping.
Pelo recurso, os logistas informarão mais detalhes sobre as suas mercadorias, como frete e tempo de entrega. Já os consumidores, vão encontrar exibidos na tela do buscador quais são os produtos com frete grátis, devolução sem custos e entrega mais ágil. Confira mais detalhes a seguir!
Como vai funcionar mecanismo do Google durante Black Friday?
Os comerciantes vão usar o Google Merchant Center para gerenciar os seus produtos. É por meio dessa funcionalidade que as promoções serão mostradas. Dessa forma, os vendedores vão indicar mais detalhes sobre os seus produtos no e-commerce.
O dispositivo será liberado tantos para pequenos varejistas quanto para os gigantes. Não há detalhes de quais parceiros vão usar a ferramenta, mas é esperado que seja disponibilizado aos consumidores durante a Black Friday. A partir disso, as pessoas verão destacadas logo abaixo da imagem dos produtos, uma condição de frete, por exemplo, diferente entre os demais itens.
Segundo a pesquisa do Google, encomendada à Offerwise, entre os pontos mais importantes que definem onde o cliente realizará a sua compra online, está o custo de frete. A big tech aponta que as “Anotações de Frete” podem elevar em até 10% o interesse dos clientes por determinado item.
O líder de produtos de performance do Google Brasil, Rodrigo Paoletti, avalia que os usuários terão informações disponíveis de forma mais visual e simplificada, contribuindo para uma decisão certa na hora das compras.
O Google também informou em seu estudo que as buscas pela Black Friday aumentaram em relação a 2022, com destaque para a categoria de beleza, roupas e acessórios. Além disso, consumidores estão optando pela pesquisa antecipada. Seis em cada dez brasileiros com intenção de comprar eletrodomésticos no período já estão pesquisando.