scorecardresearch ghost pixel



Efeito ‘princesa Disney’: afinal, a autoestima das crianças está em perigo?

Além das belas canções e trajes deslumbrantes, as princesas da Disney influenciam a percepção das crianças sobre si e o mundo ao redor.



Quem nunca se pegou cantarolando uma música da Disney ou sonhando com um mundo mágico? Para muitas crianças, os filmes são quase uma etapa do crescimento, trazendo lições valiosas sobre amizade, amor e coragem. Mas você já parou para pensar no que realmente as princesas dessas produções cinematográficas estão ensinando às nossas crianças sobre autoestima e confiança?

Leia mais: Por que os filhos começam a ‘ignorar’ a mãe a partir dos 13 anos?

Pois bem, alguns pesquisadores da Universidade da Califórnia resolveram colocar essa questão em prática e mergulharam fundo nos universos de Elsa, Moana, Cinderela e companhia para descobrir como essas icônicas figuras influenciam o desenvolvimento da autoimagem dos pequenos. E olha só: os resultados podem te surpreender!

Elsa, personagem do Frozen (Foto: Disney/Divulgação)

Disney e psicologia infantil

Branca de Neve, com sua tez alva e cintura fininha, e Aurora, com seus belos traços, são tradicionalmente louvadas por suas aparências. No entanto, essas características “perfeitas” parecem não ser tão benéficas assim quando o assunto é a autoestima das crianças.

Em contrapartida, personagens mais recentes como a destemida Moana e a espirituosa Mérida, com seus corpos mais “reais”, trazem uma dose extra de confiança para os jovens espectadores. Quem diria que a Disney estaria tão ligada à psicologia infantil, hein?

Em uma avaliação que abordou 61 produções do universo Disney, os pesquisadores descobriram uma tendência intrigante. A rainha Elsa de “Frozen”, com sua poderosa canção “Let It Go”, reina absoluta no coração dos pequenos, seguida de perto pela navegadora Moana. Ambas, apesar de diferentes, mostram que não é necessário um corpo perfeito ou um título de realeza para ser extraordinário.

Mas o ponto de destaque aqui é: essas princesas, com suas personalidades fortes e corpos mais realistas, criam um ambiente mais positivo para a autoestima das crianças. Ao se verem refletidas em personagens tão humanizados, desenvolvem uma imagem mais saudável e realista de si. Ah, e vale ressaltar: os meninos também são influenciados por essas personagens poderosas!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário