A Fiat apresentou na última semana o seu novo carro elétrico: o Fiat Topolino. Similar ao subcompacto Citroen Ami, o Topolino foi inspirado no Fiat 500 e está chamando atenção por seu tamanho, design inusitado e principalmente pelo seu preço extremamente atrativo no mercado. Ao ser comparado com demais modelos vendidos, o Topolino tem um custo equivalente a 50% de um Mobi, o carro mais barato vendido no Brasil.
Leia mais: Acredite se quiser: transição do Brasil para o carro elétrico pode ser a melhor do mundo
Lançado na Itália, a Fiat irá cobrar 7,5 mil €, equivalente a R$ 39 mil na conversão direta, sem a cobrança de impostos ou taxas. De acordo com o site oficial da Fiat, o Topolino é definido como “compacto em tamanho, mas enorme em espírito”. Com apenas 2,53 m de comprimento, o Topolino conta com recursos extremamente atrativos para os consumidores.
Vendido em apenas uma cor, o verde vita, o Topolino tem acessórios inusitados quando o assunto é carro, assim, o modelo elétrico conta com uma bolsa rack na parte traseira, garrafa térmica, ventilador USB e um pequeno chuveiro para lavar o carro ou os próprios passageiros após de um dia de diversão na praia.
Qual a autonomia do Fiat?
O Fiat Topolino é um modelo elétrico que foi desenvolvido pensado para percorrer pequenas distâncias. Isso, porque a sua autonomia e a sua velocidade não são compatíveis com grandes distâncias e rodovias. Além disso, a licença necessária para dirigir o modelo não é a solicitada para carros.
Na Itália, o condutor precisa apenas de uma licença especial para dirigir quadriciclos, visto que o carro foi inserido nessa categoria. Em resumo, o Topolino tem uma bateria de apenas 5,5 kWh, ofertando uma autonomia de 75 quilômetros por carga, utilizando o ciclo WLTP. Já em relação à velocidade máxima, o modelo chega apenas a 45 km/h devido ao seu motor de 8,1cv e 4,5 kgf/m de torque.
O condutor precisará esperar pouco mais de três horas para obter a carga completa de seu veículo. Até o momento, a Fiat afirmou que mais de 10 mil pedidos pelo modelo já foram feitos em sua pré-venda. Por fim, o intuito da montadora é entregar o modelo elétrico em janeiro de 2024 na Itália, na França e na Alemanha.