Europeu e da nobreza: 6 sobrenomes que parecem comuns, mas têm história

A origem dos sobrenomes define uma série de significados e a maioria deles não é tão óbvia quanto parece, como estes nomes de grande relevância na história.



Os sobrenomes apresentam significados a partir de países, famílias importantes e outras curiosidades. Nesse sentido, é possível descobrir diversas informações sobre os seus antepassados, mostrando que você carrega diversas tradições.

Veja também: As aparências enganam: 6 sobrenomes populares com significados NADA óbvios

Desse modo, quando um sobrenome é comum, as pessoas costumam se esquecer de pesquisar o que está por trás da sua origem. Contudo, reconhecer as narrativas em torno de cada termo leva a descobertas incríveis ligadas ao passado.

Estes 6 sobrenomes reúnem significados que você não desconfia

1. Alves

De origem nórdica, ‘’Alves’’ é considerado o ‘’filho de Álvaro’’ ou do núcleo dos guerreiros, que defendiam suas terras. Nesse contexto, representa nobres cavaleiros que lutavam durante a Idade Média em nome do próprio território. Dito isso, expressa um espírito desbravador, forte e muito corajoso.

2. Carvalho

Os primeiros registros do sobrenome ‘’Carvalho’’ foram encontrados entre os judeus que viviam em Portugal e na Espanha. Sendo assim, a imigração de famílias judias popularizou esse nome em cidades brasileiras. Outro significado reflete uma espécie de árvore, que se destaca pela força e resistência em todas as estações.

3. Gonçalves

Este é um dos sobrenomes que revelam significados surpreendentes, porque ‘’Gonçalves’’ é a tradução do alemão “Gunther”. Quanto a essa variação, trata-se do ‘’filho de Gonçalo’’, um povo que habitou o território germânico. Visto que parte desses homens eram do exército, simboliza determinação e instinto protetor.

4. Costa

Em seguida, ‘’Costa’’ é uma adaptação que surgiu na região do Mediterrâneo, que abrange a Itália, Portugal e a Espanha. Logo, essas ilhas costeiras em frente ao litoral até hoje são designadas como ‘’encostas’’ ou mesmo ‘’costa’’. Dessa forma, também tem um aspecto que remete às fortalezas naturais e à bravura.

5. Barbosa

Várias famílias do século XII viviam perto de grandes jardins projetados, com árvores gigantes. Em relação a essas comunidades, atribuía-se o título de “Barbosa”, adotado pelos portugueses. Essa homenagem à nobreza retrata alguém que gosta de passar muito tempo no jardim ou em contato com as plantas.

6. Duarte

Duarte tem um significado especial, diretamente associado à riqueza, que remonta os tempos medievais de Portugal. Afinal, o rei D. Duarte ficou conhecido por proteger parte da riqueza dos reinos lusitanos. Diante desse acontecimento, fica vinculado a uma personalidade imponente, poderosa e rica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário