O uso do cartão de crédito é uma facilidade que permite o parcelamento de compras, especialmente as de valor mais alto, logo pode ser uma saída em situações de emergência. A dúvida de algumas pessoas é: posso ser preso por não pagar a fatura do cartão? Entenda quais são os riscos do atraso no pagamento da dívida.
Leia mais: Entenda nova lei do superendividamento e saiba como negociar dívidas
O problema maior é que o endividamento com cartão de crédito está entre os mais altos do Brasil. Os cartões têm taxas de juros, então quando alguém não consegue pagar a fatura do mês, as dívidas podem aumentar rapidamente, tornando-se uma verdadeira bola de neve destrutiva.
Preso por não pagar a fatura do cartão
A falta de um uso mais consciente e os gastos excessivos podem formar o caminho principal para o endividamento. É inegável que a possibilidade de parcelamento é uma grande vantagem, mas quem não controla bem os gastos pode ter dificuldade em cumprir as obrigações. Infelizmente, a falta de educação financeira é um problema comum no Brasil. Por isso, muitas pessoas não têm conhecimento sobre os juros nem conseguem controlar os seus gastos.
Dessa forma, acabam tomando decisões arriscadas e equivocadas.
Quando isso acontece, o resultado é único: o alto endividamento com cartão de crédito. Muitas pessoas se perguntam quais são as consequências disso. Além de ficar com o nome sujo, será que alguém pode ser presa por não pagar as faturas do cartão? A resposta é não, você não pode ser preso por isso.
Não é considerado um crime pela legislação brasileira, mas deixar de pagar as suas contas pode resultar em penalidades financeiras, ou seja, juros e multas elevados, com o risco de ficar negativado e prejudicar a sua capacidade de obter qualquer tipo de crédito, como empréstimos e financiamentos.
Por essa razão, é importante manter as suas finanças sempre em dia para deixar o seu CPF sem restrições, evitando os problemas futuros que podem até não te levar à prisão, mas irão comprometer toda a sua qualidade de vida.