scorecardresearch ghost pixel



Vai comprar peças para o seu carro? Cuidado, você pode acabar na prisão!

Operação realizada por autoridades policiais e de trânsito encontraram oito desmanches no interior de São Paulo.



Já pensou comprar uma peça para seu carro e acabar sendo punido como cúmplice em um grande esquema criminoso de venda de itens ilegais? Mesmo com “boa-fé”, o comprador pode acabar cometendo um crime que prevê pena de um a quatro anos de reclusão.

Leia mais: “Batterygate”: Apple se prepara para pagar US$ 500 milhões a usuários de iPhone

Na última semana, o Detran.Sp, as Polícias Civil e Militar e a prefeitura de Ribeirão Preto realizaram uma grande operação em oito desmanches de carros e motos. Milhares de peças ilegais foram encontradas nos estabelecimentos localizados no interior paulista.

O Monitor da Violência do g1, elaborado com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mostra que o número de roubos e furtos de veículos na capital paulista chegou a 27,7 mil no primeiro semestre deste ano. Mas afinal de contas, como se proteger e evitar comprar itens roubados?

Medidas de proteção

A primeira coisa que o comprador tem em mente é que a compra de peças de desmanche é permitida pelo Detran, sendo uma prática comum entre aquele que querem economizar. Para evitar problemas, a primeira orientação é consultar os estabelecimentos credenciados pelo órgão.

A pesquisa está disponível no site do Detran, no menu de “Parceiros”, opção “Desmontes”, “Empresas registradas”.

Se o nome da empresa em que você deseja adquirir as peças não estiver na lista, é melhor escolher outro local. Além disso, mesmo nos estabelecimentos credenciados, é importante exigir a nota fiscal para evitar qualquer problema no futuro.

“No documento haverá comprovação da procedência da peça. Agora, quando a pessoa encontra uma peça muito abaixo do preço de mercado em uma plataforma de e-commerce e não pede comprovação nenhuma ao vendedor, fica difícil provar inocência”, aconselha Antonio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos.

No caso de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado.

“A chance dessas peças virem de desmanches ilegais e de carros roubados é muito grande. Se você vende em uma loja física, precisa atender à Lei do Desmanche, ou seja, tem que comprovar a origem da peça. Mas se você compra pela internet, sem saber se é uma loja que está comercializando, corre o risco de comprar uma peça roubada ou falsificada. É importante verificar sempre se o vendedor é confiável”, diz Rodrigo Boutti, gerente de operações da empresa de rastreamento Ituran.

Como denunciar

O cidadão que deseja denunciar um local irregular deve ligar para o Disque Denúncia 181, serviço da Secretaria de Estado da Segurança Pública que garante sigilo absoluto. Também é possível fazer uma denúncia no site WEB Denuncia, outro canal de atendimento público que assegura o anonimato ao denunciante.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário