scorecardresearch ghost pixel



Feijão fica com espuma na panela? Cuidado, isso pode te fazer mal

Comer um prato de arroz com bastante feijão é uma delícia, porém, é comum ouvir relatos envolvendo gases e essa condição tem a ver com a espuma.



Após o almoço é possível que você sinta o estômago ficar mais pesado, principalmente nos dias que envolvem algum exagero. No entanto, você já parou para pensar no motivo pelo qual o feijão causa tantos gases no intestino?

Veja também: Fim do grude: 4 dicas infalíveis para fazer o arroz soltinho perfeito

Essas leguminosas produzem fitatos que surgem na forma de espuma, substâncias que atrapalham a produção das enzimas digestivas. Logo, sentir desconforto abdominal e vontade de soltar pum reflete o início do processo da má-digestão.

A panela de feijão ficou com espuma? Confira alguns cuidados

  • O que acontece se você continuar ingerindo ácido fítico?

A maioria das leguminosas produz ácido fítico, ou seja, é necessário deixar todas de molho antes de usá-las em receitas. Em relação à espuma, o consumo diário desse componente leva a uma série de condições. Por exemplo, menor absorção de vitaminas e minerais, constipação e até problemas no trato digestório.

  • Deixar os grãos de molho na água por 12 horas

É importante deixar o feijão de molho durante 12 horas, no mínimo, realizando a troca da água durante três vezes. Essas trocas são essenciais para remover o máximo de impurezas e agentes que causam indigestão. Dito isso, algumas pessoas preferem realizar essa etapa à noite, no intuito de agilizar os preparos.

  • Remover a espuma antes de começar o cozimento

Além disso, assim que os feijões estiverem na panela de pressão por 30 minutos, abra cuidadosamente a tampa e remova a espuma. Afinal, é a partir dessa camada espumosa que se formam os ácidos fíticos, que fazem mal ao organismo. Sendo assim, use uma concha e volte a cozinhar ao extrair esse resíduo do recipiente.

  • Investir em uma alimentação com boa variedade

É válido ressaltar que o feijão não é a única leguminosa e apresenta um alto teor de carboidratos complexos que exigem bastante do sistema digestório. Nesse sentido, não esqueça de variar nas escolhas. Diante desse conselho, considere o feijão-vermelho, lentilha, grão-de-bico, entre outros alimentos ricos em nutrientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário