scorecardresearch ghost pixel



Fim da propaganda enganosa! Justiça determina que sanduíches sejam iguais aos das fotos

Advogados alegam que empresas de fast food deturpam os alimentos em cardápios e peças de publicidade.



Todos nós já passamos por isso: pedimos um sanduíche em alguma rede de fast food, esperando que venha algo parecido com a foto do cardápio ou da propaganda. Entretanto, quando a comida chega, é uma versão muito diferente do produto.

Leia mais: Perigo! Nunca misture ESTES 3 produtos de limpeza se você ama sua vida

Nos últimos anos, cresceu, nos Estados Unidos, um movimento entre advogados que buscam reparação por isso. Segundo uma reportagem veiculada na CNN Brasil, eles têm instaurado ações coletivas contra empresas de fast food, alegando que deturpam os alimentos de suas peças de divulgação.

Dentre as empresas processadas, estão as redes Taco Bell, Wendy’s, Mc Donald’s, Burger King e Arby’s.

Nos processos, os advogados anexam fotografias dos cardápios e peças publicitárias ao lado de imagens reais dos alimentos.

São tão diferentes assim?

Bastante! Nas peças publicitárias, os sanduíches têm hambúrgueres grandes e suculentos, queijos derretidos, pães redondos e tomates brilhantes. Muito diferentes das imagens reais, que mostram pães brancos, hambúrgueres finos e murchos, e queijo quase duro.

Os advogados James Kelly e Anthony Russo têm se esforçado um pouco mais nos processos contra as redes de fast food. As ações deles serviram como combustível para que outras também fossem apresentadas, aumentando a quantidade de pessoas que querer correr atrás de seus direitos.

Além das fotos, alguns outros advogados têm entrado com ações contra as empresas devido à forma como a comida é descrita. Por exemplo, o advogado0 Spencer Sheehan, entrou com ações coletivas por alimentos que usam a palavra “baunilha” na descrição, sem ter baunilha alguma na composição.

Consumidor razoável

Segundo a CNN, para que um juiz dê causa ganha aos processante, os advogados argumentam que os anúncios enganam um “consumidor razoável”.

E, então, você pergunta: o que é um consumidor razoável?

Quem trouxe a resposta para esta dúvida é uma das empresas processadas, a Burger King. Segundo a rede de fast food, “consumidores razoáveis sabem” que os alimentos “foram concebidos para parecerem tão apetitosos quanto possível”.

A declaração foi dada em documento recente, segundo a reportagem.

A empresa diz ainda que “as alegações são falsas” e que “os hambúrgueres de carne grelhados retratados em nossa publicidade são os mesmos usados nos milhões de sanduíches Whopper que servimos aos clientes em todo o país”.

Arby’s, Mc Donald’s e Taco Bell não se pronunciaram. Wendy’s não quis comentar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário