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Fique ligado: conheça dois cartões que não cobravam anuidade, mas agora cobram

Clientes se decepcionam ao saber que cartões de crédito que antes eram gratuitos agora cobram tarifas mensais.



O cartão de crédito pode ser um vilão na vida de muitas famílias devido ao endividamento, mas também pode ser uma solução de pagamento bem interessante para quem tem controle financeiro. Desde o surgimento dos bancos digitais no mercado, o que não faltam são opções de produtos vantajosos.

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Um benefício que se tornou bastante comum entre os que buscam um cartão de crédito é a anuidade grátis. Hoje, dezenas de instituições financeiras não cobram mais aquela taxa mensal que antes incidia sobre quase todos os produtos.

Pagar anuidade atualmente é um ônus restrito aos usuários de cartões mais premium, como os da categoria Black, que oferecem vantagens superiores às das versões mais tradicionais. Por isso, a maioria dos clientes não quer nem saber de arcar com essa taxa.

Por que cobrar anuidade?

Esse valor serve como uma compensação ao banco ou emissora pelo produto oferecido, já que a empresa realiza e arca com todo o processo de gerenciamento, manutenção e investimentos em segurança. A taxa é estabelecida de acordo com o tipo de cartão e as regras da instituição ou empresa emissora.

O consumidor costuma ter a opção de pagar a anuidade em uma só vez ou de forma parcelada, diretamente na fatura. A maioria escolhe parcelar e, por isso, nem percebem a cobrança ao longo dos meses.

Cartões que deixaram de ser gratuitos

Algumas empresas anunciaram que voltarão a cobrar a anuidade por seus cartões a partir de outubro de 2023. A novidade pegou de surpresa muitos usuários que cogitavam solicitar os produtos, mas estão acostumados a usar cartões sem pagar nada.

A mudança vale para todos os cartões Zoom e Buscapé solicitados a partir do próximo mês. Os clientes poderão aproveitar uma carência de seis meses antes de começar a pagar, mas a taxa após esse período é de R$ 360 ao ano (ou 12 parcelas de R$ 36).

A anuidade pode acabar diluída em parcelas na fatura, passando despercebida por muitos consumidores. Por isso, é importante que o cliente saiba que a cobrança existe e decida se quer mesmo utilizar aquele cartão de crédito.




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