Os feriados nacionais são datas esperadas ansiosamente pelos trabalhadores, visto que são sinônimo de dias a mais de descanso garantidos pelo calendário brasileiro. As comemorações não afetam somente o expediente de trabalho como também alteram o funcionamento dos bancos, escolas, supermercados e outros estabelecimentos.
Leia mais: Adeus, estresse! Como se desconectar da rotina pós-expediente e recarregar as energias
Em 2023, os trabalhadores já tiveram quatro folgas nacionais, sem contar os feriados regionais e municipais.
Mas além deles, ainda há outros cinco feriados nacionais programados até o fim do ano. Dois deles acontecerão no mesmo mês. E o melhor de tudo: alguns deles acontecem na quinta-feira, abrindo assim um espaço para as empresas decretarem pontos facultativos a fim de aumentar ainda mais essa pausa de seus colaboradores.
Quais os feriados restantes neste ano?
Vale destacar que muitas pessoas terão mais folgas do que outras. Isso, porque alguns estados e municípios contam ainda com os feriados estaduais e municipais, que também dão aos trabalhadores o direito ao recesso. Esse é o caso de aniversário das cidades, padroeiras e também datas comemorativas culturais e/ou religiosas para as regiões.
Para descobrir os feriados municipais e estaduais, os moradores da região devem ficar atentos aos comunicados das prefeituras e do governo dos estados. Geralmente, os anúncios são feitos pelos meios de comunicação, seja nas redes sociais, emissoras de televisão, carros de som ou outros outros.
Já em relação aos nacionais, os cinco descansos restantes de 2023 são:
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.
Possível folga em outubro
Além dos feriados, alguns cidadãos poderão aproveitar também um descanso extra no mês de outubro. Programado para o dia 28 de outubro, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público irá garantir mais um dia de folga para aqueles que trabalham para o município, estado ou nação. Mesmo sendo uma medida voltada para o setor público, algumas empresas privadas também adotam o descanso.
Dessa forma, para descobrir se o colaborador terá direito ou não ao ponto em questão, é preciso entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa. Caso o expediente não seja alterado, o indivíduo poderá tentar entrar em acordo com a companhia, tentando assim negociar uma compensação de horas.