Frente fria avança pelo Brasil nos próximos dias. É o fim da onda de calor?

Previsão do tempo mostra que o avanço de uma frente fria na próxima semana pode aliviar o calorão em parte do país.



Os brasileiros estão enfrentando uma onda de calor histórica que nos próximos dias entrará em uma fase ainda mais intensa. Durante o fim de semana, diversos municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste baterão temperaturas máximas recordes.

Leia mais: Alerta para ESTAS capitais: calor de até 43ºC vem com tudo hoje (22/09)

Na última segunda-feira, os termômetros da Freguesia do Ó, Zona Norte da capital paulista, registraram um pico de 34,5°C. A temperatura máxima esperada para a região no fim do inverno é de apenas 25°C.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo divulgou um alerta indicando a possibilidade de novos recordes até o próximo domingo. Alguns municípios das regiões Sudeste e Centro-Oeste devem registrar valores próximos ou superiores a 40ºC.

O que muitos brasileiros se perguntam agora é: quando haverá um alívio nas temperaturas? Para parte do país, ele pode estar bem próximo.

Frente fria alivia o calor

A previsão do tempo mostra que uma frente fria vai avançar do Rio Grande do Sul em direção ao Sudeste na próxima terça-feira (26), amenizando o calorão nessas áreas. O estado gaúcho terá chuvas expressivas com volumes acima dos 100 milímetros, enquanto a expectativa nos demais estados é de chuvas fracas.

Uma massa de ar frio associada à frente fria também avançará na terça, promovendo um breve alívio nas temperaturas em toda a região Sul, exceto no oeste do Paraná. As máximas cairão ainda no leste de São Paulo, incluindo a capital paulista, e no Rio de Janeiro.

A má notícia é que a duração da onda de frio será bastante curta. A partir de quinta-feira (28), o calor retorna para as áreas mencionadas e os termômetros voltam a subir. Nos demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o calor continuará com força por pelo menos mais uma semana.




Voltar ao topo

Deixe um comentário