Grande aliado, aprenda a transformar arroz em um poderoso adubo para plantas

As plantas não crescem sem nutrientes, que devem ser adicionados manualmente a partir de fertilizantes que podem ser feitos a base de arroz. Entenda.



O hobby da jardinagem tem atraído jovens que desejam ter um pedaço da natureza em casa. Nesse sentido, é importante estudar maneiras de fortalecer hortas, flores e diferentes espécies de plantas, usando materiais orgânicos como o arroz.

Veja também: Quer plantas fortes e crescidas? Veja como as fases Lua podem te ajudar

Dessa forma, é importante reconhecer quais são as principais necessidades do solo, fornecendo todas as vitaminas e minerais. Portanto, jamais esqueça que não é preciso investir dinheiro em produtos químicos se não houver pragas nas folhas.

Mistura caseira de arroz para o desenvolvimento das plantas

Você vai precisar de:

-1 xícara de arroz
-4 xícaras de água

Modo de preparo:

1º Passo: primeiramente, coloque o arroz em uma tigela e lave-o bem sob água corrente para remover qualquer sujeira ou impurezas.

2º Passo: em seguida, transfira o arroz lavado para uma panela e adicione as 4 xícaras de água. Logo, deixe o arroz de molho na água por pelo menos 24 horas. Isso vai garantir que os nutrientes do cereal sejam liberados na água.

3º Passo: após o período de imersão, coe a mistura, separando o líquido rico em amido. Dessa forma, a água se transforma em fertilizante líquido.

4º Passo: por fim, antes de utilizar, realize a diluição em água, na proporção de 1 parte de fertilizante para 5 partes de água, e aplique-o às suas plantas. Lembre-se que a frequência de aplicação ideal é de duas semanas.

Estas são as propriedades do adubo de arroz

Quando se trata de utilizar o arroz, não adianta adicionar alguns grãos isolados no solo, dado que a terra não vai absorver o cálcio e demais substâncias. Visto que as fórmulas prontas não costumam ser sustentáveis, priorize medidas sustentáveis.

Além de não ser tóxico, o adubo aumenta os níveis de potássio, nitrogênio e fósforo, responsáveis pelo crescimento. Sendo assim, aplique quinzenalmente no início do cultivo e após 12 meses, diminua as aplicações uma vez ao mês.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário