Infelizmente, existem práticas na cozinha amplamente conhecidas e poucos reconhecem seus problemas. Por exemplo, você provavelmente já colocou uma panela no refrigerador, porque é mais conveniente do que deixar em um pote.
Veja também: O truque do papel toalha que te fará economizar energia com a geladeira
Contudo, essa atitude não é nada higiênica e ainda pode danificar o eletrodoméstico, causando prejuízos. Desse modo, comece a organizar melhor os seus utensílios, para ter um ambiente que seja seguro e funcional.
Estes são motivos pelos quais a panela não deve ficar na geladeira
1. Aumenta o risco de contaminação alimentar
As panelas não foram criadas para ter boa vedação, assim como os potes de vidro, então permitem que o alimento absorva umidade. Essa situação eleva a proliferação de vírus e bactérias que causam doenças. Logo, priorize vasilhas de vidro com tampas que criam uma barreira contra os germes de forma eficiente.
2. Os metais podem prejudicar a sua saúde
Usar uma panela para armazenar as refeições a longo prazo, permite que os preparos fiquem expostos aos metais da superfície. Desse modo, essas partículas de alumínio, cobre e outros componentes vão parar na corrente sanguínea. Quanto a esse contexto, é preciso estar alerta ao cobre, que é extremamente tóxico.
3. Compromete o sabor e a textura da comida
Ao reagir em baixas temperaturas, o metal altera a consistência e todas as propriedades dos alimentos. Nesse sentido, eles deixam de ter aquele aroma agradável e assumem um sabor alcalino desagradável. Portanto, siga as orientações do primeiro tópico, voltado aos recipientes mais adequados.
4. Pode danificar a geladeira a longo prazo
Todo metal é um potencial condutor de energia e ao permanecer no congelador ou na parte mais baixa da geladeira, interfere na troca de temperatura. Essa observação revela que há um sequestro de calor, que desgasta o sistema de resfriamento. Por outro lado, o revestimento das panelas também fica corroído.
Essas são algumas dicas para você pensar duas vezes antes de colocar uma panela na geladeira, pensando que é a melhor opção para economizar tempo.