A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou um novo levantamento que mostra o número de emplacamentos do mês de agosto em todo o Brasil. Como resultado, foi possível notar que o Chevrolet Onix continua sendo o veículo leve com o maior número de vendas no país. Em relação ao levantamento mensal, foram 8.345 emplacamentos, totalizando 62.715 emplacamentos.
Leia mais: Vai um usado aí? Por que você DEVE parar de evitar carros com 100 mil km
Apesar disso, a liderança do Onix foi ameaçada nos últimos meses pelo seu concorrente alemão, o Volkswagen Polo Track. Substituto do Gol, o modelo da montadora alemã foi o mais emplacado de agosto, com apenas 225 unidades a menos do que o hatch da Chevrolet.
Em relação aos números do ano, o WV Polo Track atingiu o total de 62.412 emplacamentos.
Onix está ameaçado
O terceiro lugar foi ocupado pelo HB20, com 8.053 emplacamentos em agosto e 54.180 em 2022 até o momento. Após o fim do incentivo do Governo Federal, as vendas de veículos novos caiu 7,93% em agosto em referência a julho. Já em relação a agosto de 2022, a queda foi de 0,41%, caindo para 207,7 mil unidades.
Picapes ganham preferência entre os brasileiros
Com o crescimento das vendas do Fiat Strada, que atingiu 12.870 emplacamentos em agosto e 73.803 no ano até o momento, é possível perceber que as picapes estão crescendo no gosto dos brasileiros.
Devido ao crescimento do preço dos utilitários esportivos, parte dos brasileiros estão perdendo o interesse nos modelos ou até mesmo perdendo as condições de arcar com um deles. Dessa forma, muitos consumidores interessados nos SUVs estão optando por comprar picapes.
De acordo com um diagnóstico feito pela Mobiauto, essa perda do interesse tem se mostrado principalmente no mercado dos seminovos. Com a divulgação dos números da Fenabrave, essa preferência se confirma, visto a ampla dominância da Fiat Strada no mercado.
Por fim, a média de vendas dos veículos comerciais leves, em que as picapes pequenas e médias se encaixam, cresceu para 10% em 2023, ficando lado a lado com os utilitários esportivos. Nos resta aguardar até o mês de dezembro para conferir se essa análise se confirmará por completo ou se os modelos esportivos voltarão ao gosto popular brasileiro.