scorecardresearch ghost pixel



Mosaico perfeito: 7 plantas com folhagem colorida para alegrar seu jardim

Transforme seu espaço com plantas de folhagem colorida e ainda confira dicas para criar um ambiente vibrante e estiloso.



A diversidade das plantas na Terra é verdadeiramente surpreendente, abrangendo uma variedade de formas, tamanhos e características. Entre essa exuberância botânica, destacam-se as plantas com folhagem colorida, que cativam os olhares com uma paleta variada de tons e padrões.

Veja também: Da para reverter: este é o erro que deixa suas plantas amareladas e secas

Isso porque elas também desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, evidenciando a incrível adaptação da flora para atrair polinizadores, afastar predadores e prosperar em diferentes condições ambientais. Então, a seguir conheça as plantas de folhas coloridas que selecionamos e que vão deixar seu ambiente externo ou jardim mais radiante do que nunca. Confira!

Plantas com folhagem colorida

1.Aspidistra (Aspidistra elatior)

Foto: Flickr / siuseppe / CreativeCommons

Iniciamos com uma planta tradicional e durável, que se destaca por suas folhas amplas e matizes verde-escuras. Essas folhas são adornadas por sutis variações de cores, podendo servir como pano de fundo ideal para outras plantas vibrantes. Além disso, é relevante destacar que seu crescimento é lento e ela apresenta um tamanho reduzido.

2. Coleus (Plectranthus scutellarioides)

Foto: ignartonosbg/Pixabay

Deseja adicionar um toque artístico ao seu jardim? Os coleus (ou cóleus) possuem uma variedade infinita de cores e padrões, permitindo que você faça combinações realmente exclusivas. Das tonalidades intensas aos gradientes suaves, suas folhas transformarão seu espaço em uma autêntica obra de arte botânica.

3. Canna (Canna spp.)

Foto: DesagaThierry/Pexels

Agora, se você procura folhagens amplas e “dramáticas”, as cannas são uma escolha perfeita. Suas folhas assemelham-se às da bananeira e suas cores variam do verde ao vermelho, conferindo um toque tropical ao jardim, independentemente de sua localização geográfica.

4. Heuchera (Heuchera sp.)

Foto: Nennieinszweidrei/Pixabay

Com folhas em formato de coração e uma paleta que varia do roxo profundo ao dourado reluzente, as heucheras representam uma alternativa versátil para folhagens coloridas em seu jardim. Adicionalmente, elas podem ser agrupadas para criar marcantes pontos focais ou usadas como bordas, proporcionando um toque discreto de cor.

5. Acalifa (Acalypha wilkesiana)

Foto: Guia das Suculentas/Reprodução

Com uma variedade de formas que vão de folhas pontiagudas a recortadas, e uma paleta que abrange do rosa ao laranja, elas são notáveis para introduzir drama e interesse visual ao seu jardim.

6. Caladium (Caladium spp.)

Foto: GAIMARD/Pixabay

Para injetar audácia no jardim, as caladiums apresentam folhagens coloridas e expansivas em formato de coração. Suas cores abrangem do branco ao rosa e vermelho, sendo ideais para criar contraste e proporcionar um visual impressionante.

7. Hosta (Hosta spp.)

Foto: MabelAmber/Pixabay

Por último, para um toque de elegância, as hostas são imbatíveis. Suas folhas arredondadas e texturizadas ostentam matizes suaves de verde e azul, frequentemente acompanhadas por variações nas bordas. Elas são especialmente adequadas para áreas sombreadas.

Dicas para ter um jardim vibrante e estiloso

  • Defina um objetivo: em primeiro lugar, pense na paleta de cores que quer. Cores complementares podem gerar um contraste impressionante, enquanto tons análogos oferecem harmonia;
  • Níveis e tamanhos: ao mesclar plantas com diferentes níveis e tamanhos, você cria uma dimensão visual. Disponha plantas mais altas na parte de trás e as menores na frente para um efeito marcante;
  • Varie as texturas: combine folhas amplas e ousadas com os mais sutis. Isso confere uma textura visualmente atraente ao seu jardim;
  • Luminosidade e sombreamento: considere as necessidades de luz das suas plantas. Dessa forma, coloque as que apreciam sol em áreas iluminadas e as que gostam de sombra em cantos mais frescos;
  • Cuidado constante: um jardim deslumbrante exige amor contínuo, por isso, elimine folhas secas, mantenha as plantas hidratadas e adube conforme necessário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário