Não caia na armadilha! 6 alimentos parecem saudáveis, mas são um veneno

Descubra 6 alimentos que parecem saudáveis, mas não são, e saiba como ter uma alimentação saudável e equilibrada. Entenda e faça escolhas conscientes!



Adotar um estilo de vida saudável é uma decisão que impacta positivamente todos os aspectos da vida humana. Nesse sentido, a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo, pois o que comemos está diretamente relacionado à nossa saúde e bem-estar.

Veja também: Campeões de FRAUDE: 5 alimentos para tomar cuidado no supermercado

Sobretudo, ao fazer escolhas alimentares conscientes e sustentáveis, estamos investindo no nosso futuro e na qualidade de vida que desejamos desfrutar. Mas você já se pegou comprando algum produto que prometia ser saudável, mas depois descobriu que não era?

De fato, muitos alimentos que parecem saudáveis são, na verdade, um veneno para o corpo. Afinal, eles podem conter altas doses de açúcar, gordura, sódio e aditivos químicos que prejudicam a saúde. A seguir, confira 6 alimentos que você deve evitar se quiser ter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Confira!

1. Alimentação saudável: evite iogurte com sabor e baixo teor de gordura

O iogurte é um alimento muito consumido por quem busca uma fonte de cálcio e probióticos, benéficos para a flora intestinal. Entretanto, nem todos os iogurtes são iguais.

Isso porque eles costumam ter uma quantidade significativa de açúcar adicionado para compensar a falta de gordura e realçar o sabor. Além disso, o excesso de açúcar pode causar diversos problemas de saúde, como obesidade, diabete, cáries e inflamações.

2. Barras de cereais

Já as barras de cereais são muito práticas para levar na bolsa ou na mochila e comer entre as refeições. Elas dão a impressão de serem saudáveis por conterem cereais integrais, frutas secas e oleaginosas.

No entanto, muitas delas também contêm xaropes, açúcares e conservantes que aumentam o seu valor calórico e reduzem o seu valor nutricional. Do mesmo modo, as barras de cereais têm pouca fibra, o que faz com que o açúcar seja rapidamente absorvido pelo organismo, causando picos de glicose no sangue.

3. Bolinho de arroz

Enquanto isso, os bolinhos de arroz são outro alimento que parece saudável, mas não é. Eles são feitos com arroz branco altamente processado, que perde grande parte dos seus nutrientes durante o refinamento.

Do mesmo jeito, eles têm um alto índice glicêmico, ou seja, elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue. Isso pode levar ao aumento da fome, da insulina e do acúmulo de gordura.

4. Sucos de frutas industrializados

Os sucos de frutas industrializados são muito populares entre as crianças e os adultos. Eles são vendidos como fontes de vitamina C e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico.

Porém, eles também são ricos em açúcares e corantes artificiais, que podem causar alergias e inflamações. Sendo assim, os sucos de frutas industrializados perdem as fibras das frutas inteiras, que ajudam a regular o intestino e a saciedade.

5. Pães multigrãos processados

Os pães multigrãos processados são aqueles que contêm vários tipos de grãos na sua composição, como aveia, linhaça, gergelim e girassol. Eles podem parecer saudáveis por conterem mais fibras e minerais do que os pães brancos.

Por outro lado, eles também podem conter farinhas refinadas e aditivos químicos, que reduzem a sua qualidade nutricional. Por isso, leia os rótulos dos pães multigrãos processados e escolha aqueles que tenham farinhas integrais como primeiro ingrediente.

6. Alimentação saudável: evite também saladas de fast food

Por fim, as saladas de fast food podem parecer uma opção saudável quando você não tem tempo ou vontade de cozinhar. Elas são compostas por folhas verdes, legumes, frutas e proteínas.

Mas também podem ser carregadas de molhos gordurosos, queijos, croutons e outros ingredientes calóricos, que transformam uma opção leve em uma bomba calórica.

Então, evite os molhos prontos e opte por temperar a sua salada com azeite, vinagre, limão ou iogurte natural. Além disso, escolha as proteínas magras, como frango grelhado ou atum.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário