Nessa onda de calor, ISSO faz o ar-condicionado do carro parar de gelar

Condutores devem ficar atento a uma série de fatores, como os componentes, a exemplo dos filtros, do fluido refrigerante e outros itens do carro.



O verão nem chegou, mas os brasileiros já estão enfrentando os impactos das altas temperaturas. É provável que os motoristas que passam algumas horas dirigindo não estejam hesitando em ligar o ar-condicionado. Quem está enfrentando problemas com o equipamento no carro já deve se preparar para realizar uma boa manutenção, pois o tempo quente tende a piorar nos próximos meses.

Leia mais: Dívidas aumentaram em 13%: saiba o que acontece quando o IPVA não é pago

Para não cair numa cilada ao tentar resolver o problema, vale a pena entender quais são as principais questões que costumam acometer o item. Uma das situações mais recorrentes envolve o fluido refrigerante, conhecido popularmente como gás. Vale também ficar atento a outros componentes. Confira quais a seguir!

Carro não está ficando gelado? Veja o que pode ser

Como mencionado, quando a situação envolve o fluido, a probabilidade é que haja um vazamento. Caso isso ocorra, a eficácia do sistema de ar-condicionado será reduzida. Em situações mais graves, essa eficácia pode ser completamente anulada. Desse modo, será necessário encaminhar o carro a uma oficina especializada em sistemas de ar para detectar, reparar e recarregar o sistema com o fluido refrigerante adequado.

Outro ponto para ficar de olho é o filtro. A sua atuação também perde a eficiência, se o item apresentar sujeira acumulada, pois atrapalha a passagem do ar. A troca do filtro deve ser feita de tempos em tempos, não só por conta do bom funcionamento do ar-condicionado como da saúde, afinal de contas, o ar não pode estar contaminado.

Outras ferramentas que fazem parte do sistema do ar-condicionado também merecem a sua atenção. Entre elas, está o compressor de ar que funciona justamente no resfriamento, além do condensador e do evaporador.

Esses últimos estão relacionados aos ventiladores, bem como a todo o sistema. Caso apresentem defeitos, é bem provável que o carro deixe de gelar. Uma orientação importante é sempre buscar informações no manual do carro para saber quais são as melhores práticas de uso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário