Os 12 melhores azeites do mundo são do Brasil, diz pesquisa; veja a lista

Considerada a lista mais importante de azeites do mundo, a Flos Olei incluiu 12 marcas brasileiras no seu ranking. Veja quais são!



O guia Flos Olei 2024, responsável por listar os melhores azeites do mundo, incluiu 12 marcas brasileiras em seu ranking, aumentando a participação nacional na lista mais importante relacionada aos azeites. Em 2023, o Brasil contava somente com nove marcas no ranking. Dentre as marcas inseridas, dez são do Rio Grande do Sul, uma de Minas Gerais e uma em São Paulo, com notas variando entre 83 a 95 em um máximo de 100.

Leia mais: É do Brasil: azeite recebe 81 prêmios internacionais e brilha no mercado.

No Brasil, a área plantada de oliveiras é de 7 mil hectares na safra 2022/23, com produção de 700 mil litros de azeite. No entanto, o volume produzido representa somente 0,7% do total consumido no país, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

O maior produtor do país é o Rio Grande do Sul, tendo registrado 580 mil litros de azeite produzidos na última safra, representando um aumento de 29% em relação a 2021/22. Segundo a Ibraoliva, o número de fábricas no RS dobrou nos últimos cinco anos, passando de 11 para 22 fábricas.

Empresários realizam sonho de estarem na lista

O Flos Olei realiza a análise sensorial dos azeites e os classifica de acordo com os aspectos técnicos sensoriais. “Ele escolhe os 500 mais bem pontuados de todas as amostras que ele recebeu. Neste ano, foram recebidas mais de 900 amostras”, explicou Glenda Hass, azeitóloga e proprietária do Lagar H, uma empresa brasileira presente na lista.

“O Flos Olei é um dos guias mais importantes e respeitados do mundo. Estar neste guia nos mostra que estamos no caminho certo. Estamos fazendo um dos melhores azeites do mundo e, ao mesmo tempo, preservando o meio ambiente”, completa Glenda.

Já o proprietário de uma das marcas listadas no ranking, a Capela de Santana, afirmou que estar no guia é a realização de um sonho. Flávio Obino, dono da empresa, afirmou que sempre gostou de azeite e “quando viajava para o exterior, levava o Flos Olei junto para saber quais os produtos que gostaria de provar. Quando comecei a produzir, falava brincando ‘imagina se nosso azeite entra para o Flos Olei”. Agora estamos no quinto de produção, e já é o segundo ano consecutivo que entramos nesse ranking, um grande orgulho para nós”.

Quais os 12 azeites brasileiros que estão na lista?

Os azeites produzidos no Brasil que entraram na lista da Flos Olei são:

  1. Prosperato (Caçapava do Sul/RS): nota 95;
  2. Sabiá (Encruzilhada do Sul/): nota 95;
  3. Verde Louro (Canguçu/RS): nota 93;
  4. Lagar H (Cachoeira do Sul/RS): nota 91;
  5. Capela de Santana (Sentinela do Sul/RS): nota 88;
  6. Estância das Oliveiras (Viamão/RS): nota 88;
  7. Capolivo (Canguçu/RS): nota 88;
  8. Bem-Te-Vi (Encruzilhada do Sul/RS): nota 85;
  9. Casa Marchio (Encruzilhada do Sul/RS): nota 84;
  10. Al-Zait (Rosário do Sul/RS): nota 83;
  11. Orfeu (São Sebastião da Grama/SP): nota 83;
  12. Verolí (Sapucaí-Mirim/MG): nota 83.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário