scorecardresearch ghost pixel



Como saber se o azeite de oliva é falsificado: faça ESTE truque caseiro!

Aprenda a identificar se o seu azeite de oliva extravirgem é falso com um truque caseiro simples e eficaz. Confira também dicas para comprar o produto certo.



O azeite de oliva é um alimento versátil e saboroso, mas também pode ser uma armadilha para os consumidores. Muitas vezes, o que se vende como azeite extravirgem, o mais nobre e caro de todos, na verdade, é uma mistura de óleos vegetais de baixa qualidade.

Veja também: Este superalimento é a última moda em alimentação saudável; veja qual é

Surpreendentemente, essa é uma das fraudes alimentares mais comuns no Brasil e no mundo. Quem compra esse produto falsificado paga caro por algo que não é o que parece. Por isso, é essencial saber como identificar um azeite de oliva verdadeiro. Entretanto, existe um truque caseiro muito simples que pode te ajudar a descobrir se o seu azeite de oliva é falso ou não. Confira a seguir:

Como saber se o azeite de oliva é verdadeiro ou falso: truque simples

Antes de mais nada, basta colocar um pouco do produto em uma forma de gelo e levá-lo ao congelador. Se ele ficar sólido e com uma cor amarelada, semelhante à manteiga, é sinal de que ele é puro e feito com azeitonas frescas.

Por outro lado, se ele não congelar e ficar pastoso e esbranquiçado, é provável que ele seja adulterado com óleo de soja ou outro tipo de gordura. Esse teste funciona porque o azeite de oliva extravirgem tem um ponto de congelamento mais baixo do que os outros óleos vegetais.

Ou seja, ele demora mais para endurecer quando exposto a baixas temperaturas. Além disso, ele tem uma cor mais esverdeada, enquanto os óleos adulterados tendem a ser mais claros.

Outras formas de identificar o produto

No entanto, além desse truque caseiro, existem outras formas de evitar comprar um azeite falso. Por isso, antes de levar o produto para casa, observe alguns detalhes na embalagem e no rótulo.

Dessa maneira, prefira os azeites que vêm em garrafas de vidro escuro, pois isso evita a oxidação do produto pela luz. Verifique também se os ingredientes são 100% azeite de oliva e se há mais de um tipo de azeitona na composição.

Assim como desconfie dos preços muito baixos, pois o azeite extravirgem é um produto nobre e caro. Por fim, escolha marcas conhecidas e confiáveis, que não estejam envolvidas em casos de fraude. Além disso, é possível consultar essa informação no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário