scorecardresearch ghost pixel



Pare antes que estrague: 6 alimentos que você guardou errado a vida toda

Existem alimentos que exigem cuidados específicos ao armazenar, então não basta colocar na geladeira para preservar o frescor durante a semana. Entenda.



O refrigerador tem uma função importante na cozinha, mas nem sempre representa o melhor método para manter o prazo de validade dos ingredientes. Nesse sentido, é preciso ficar atento a algumas exceções que determinam a conservação.

Veja também: Proibidões! 7 alimentos para evitar na air fryer ou isso irá custar caro

Logo, nem todo alimento deve ser levado à geladeira e o lugar onde se deixa frutas, grãos e laticínios, impacta na sua durabilidade. Portanto, comece a prestar atenção na maneira que determinados itens são dispostos, para evitar desperdício.

Veja como armazenar estes alimentos corretamente

1. Bananas

As bananas, independente da variedade, absorvem muitos gases que levam a oxidação, ou seja, aceleram o amadurecimento. Para retardar esse processo, é possível separá-las, cortando pelo cabo ou pendurar o cacho na vertical. Isso vai garantir que a banana dure o dobro do tempo em temperatura ambiente.

2. Batatas

Jamais coloque as batatas cruas na geladeira, porque a raiz retém umidade e provoca o surgimento de fungos. Nesse caso, deixe-as na fruteira e aproveite esses tubérculos para fazer receitas, transferindo para um pote fechado. Esse recipiente hermeticamente vedado deve ficar na geladeira por até 3 dias.

Bananas com manchas marrons
A banana é um dos alimentos que as pessoas mais guardam errado. ‘’Foto: Mabelin Santos/Getty Images.’’

3. Brócolis

Quanto ao brócolis, é recomendado consumi-lo rapidamente, mas se for preciso esperar, coloque em uma bacia e deixe na gaveta. Normalmente, esse tipo de vegetal se adapta aos climas frios, preservando suas propriedades. Contudo, se estiver sem ideia de preparo, basta realizar o cozimento a vapor e temperar.

4. Grãos

Se os grãos estiverem cozidos, como o arroz, vale a pena separar em pequenas porções e levar ao congelador. Por outro lado, enquanto secos, eles precisam ser armazenados em potes com tampa, em lugares arejados e longe da umidade. Não se esqueça de que a falta de higiene atrai larvas e carunchos.

5. Manteiga

Por mais que a embalagem da manteiga sugira deixá-la fora da geladeira, lembre-se que após 3 dias sua textura começa a mudar. Sendo assim, compre uma manteigueira para que a gordura não fique com o cheiro de outros alimentos. Nos dias mais frios, retire a embalagem do freezer pela manhã.

6. Leite

O leite deve ser refrigerado, porém, a garrafa ou a caixa precisa ficar na parte central e não na porta. Essa prática de deixar as caixas na lateral expõe o laticínio a variações de temperatura, que comprometem seu frescor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário